Abstract:
Nos últimos anos, os debates acerca do impacto da maternidade na carreira das
pesquisadoras-mães aumentaram. Dentre as principais demandas das pesquisadoras está
o ajuste nas critérios de avaliação de produtividade em editais de fomento à pesquisa, a
fim de que considerem o período de licença maternidade ou adoção. Por isso, nesse
artigo temos como objetivo analisar em que medida as Universidades públicas do Rio
Grande do Sul, têm considerado as questões relativas à maternidade em editais internos
de concessões de bolsas e demais incentivos a pesquisa. Através da análise de conteúdo,
foram analisados 90 editais de fomento que faziam referência à licença maternidade ou
adotante, no período de 2015 à 2019. Como resultados, evidenciamos que, desde 2019, na maioria das universidades públicas gaúchas houve o ajuste dos critérios avaliativos
ou destinação de cotas específicas de pesquisa às pesquisadoras-mães, em ao menos um
edital de fomento.
En los últimos años, los debates sobre el impacto de la maternidad en la carrera de las
madres investigadoras han aumentado. Entre las principales demandas de los
investigadores está el ajuste en los criterios para evaluar la productividad en las
subvenciones de investigación para considerar el período de licencia de maternidad o
adopción. Por lo tanto, en este artículo, nuestro objetivo es analizar en qué medida las
universidades públicas de Rio Grande do Sul han considerado cuestiones relacionadas
con la maternidad en los edictos internos de becas y otros incentivos de investigación. A
través del análisis de contenido, se analizaron 90 edictos de fomento que se refieren a la
licencia de maternidad o adopción de 2015 a 2019. Como resultado, encontramos que,
desde 2019, en la mayoría de las universidades públicas de Rio Grande do Sul hubo un
ajuste de los criterios de evaluación o asignación de cuotas de investigación específicas
a los investigadores padres, en al menos un aviso de subvención.
In recent years, debates about the impact of motherhood on the career of mother
researchers have increased. Among the main demands of the researchers is the
adjustment in the criteria for evaluating productivity in research grants to consider the
period of maternity leave or adoption. Therefore, in this article we aim to analyze the
extent to which public universities in Rio Grande do Sul have considered issues related
to maternity in internal edicts of scholarship grants and other research incentives.
Through the content analysis, 90 fostering edicts referring to maternity or adoptive
leave were analyzed from 2015 to 2019. As a result, we found that, since 2019, in most
public universities in Rio Grande do Sul there was an adjustment of the evaluation
criteria or allocation of specific research quotas to the parent researchers, in at least one
grant notice.
Description:
Revista Diversidade e Educação, v.7 , n. especial , p.165-182 , 2019.