Concepções e práticas pedagógicas de professoras de escolas rurais multisseriadas de São Lourenço do Sul/RS (1970-1980)

Kolmar, Agelita Vargas

Abstract:

 
O objetivo do presente artigo, que se materializou através de entrevistas, foi ter uma visão geral das concepções que as professoras têm sobre sua prática como docentes de escola multisseriada. Num primeiro momento foi apresentado um apanhado geral sobre a educação rural no Brasil na segunda metade do século XX, a apresentação das escolas rurais de São Lourenço do Sul/RS, localizadas no quinto distrito e das professoras que atuaram nelas, bem como algumas entrevistas que tornaram possível uma abordagem inicial às concepções das mesmas sobre sua formação e prática. Buscando o aporte teórico de autores do campo da História da Educação a partir da perspectiva teórica da História Cultural, entre eles: Leite (2002), Paiva (1987), Santos e Moura (2010), Cellard (2008), Darnton (1990), Nóvoa (1992), entre outros.
 
El objetivo de este artículo, que se materializó a través de entrevistas, fue tener una visión general de las concepciones que los docentes tienen sobre su práctica como docentes de una escuela multigrado. Al principio, se presentó una visión general de la educación rural en Brasil en la segunda mitad del siglo XX, la presentación de las escuelas rurales de São Lourenço do Sul / RS, ubicadas en el quinto distrito y las maestras que trabajaron en ellas, así como algunas entrevistas que tornaron posible un acercamiento inicial a sus concepciones acerca de su formación y práctica. Buscando el apoyo teórico de autores del campo de la Historia de la Educación desde la perspectiva teórica de la Historia Cultural, entre ellos: Leite (2002), Paiva (1987), Santos y Moura (2010), Cellard (2008), Darnton (1990), Nóvoa (1992), entre otros.
 
This article objective, which was materialized through interviews, was to have an overview of the conceptions that teachers have about their practice as teachers of a multi-grade school. At first, a general overview of rural education in Brazil was presented in the second half of the twentieth century, the presentation of the rural schools of São Lourenço do Sul / RS, located in the fifth district and the teachers who worked in them, as well as some interviews that made possible an initial approach to their conceptions of their formation and practice. Seeking the theoretical support of authors from the field of the History of Education from the theoretical perspective of Cultural History, among them: Leite (2002), Paiva (1987), Santos and Moura (2010), Cellard (2008), Darnton (1990), Nóvoa (1992), among others.
 

Description:

Revista Diversidade e Educação, v. 7, n. especial, p.242-258 , 2019.

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos