Abstract:
O objetivo do presente artigo, que se materializou através de entrevistas, foi ter uma visão
geral das concepções que as professoras têm sobre sua prática como docentes de escola
multisseriada. Num primeiro momento foi apresentado um apanhado geral sobre a educação
rural no Brasil na segunda metade do século XX, a apresentação das escolas rurais de São
Lourenço do Sul/RS, localizadas no quinto distrito e das professoras que atuaram nelas, bem
como algumas entrevistas que tornaram possível uma abordagem inicial às concepções das
mesmas sobre sua formação e prática. Buscando o aporte teórico de autores do campo da
História da Educação a partir da perspectiva teórica da História Cultural, entre eles: Leite
(2002), Paiva (1987), Santos e Moura (2010), Cellard (2008), Darnton (1990), Nóvoa (1992),
entre outros.
El objetivo de este artículo, que se materializó a través de entrevistas, fue tener una visión
general de las concepciones que los docentes tienen sobre su práctica como docentes de una
escuela multigrado. Al principio, se presentó una visión general de la educación rural en
Brasil en la segunda mitad del siglo XX, la presentación de las escuelas rurales de São
Lourenço do Sul / RS, ubicadas en el quinto distrito y las maestras que trabajaron en ellas, así
como algunas entrevistas que tornaron posible un acercamiento inicial a sus concepciones
acerca de su formación y práctica. Buscando el apoyo teórico de autores del campo de la
Historia de la Educación desde la perspectiva teórica de la Historia Cultural, entre ellos: Leite
(2002), Paiva (1987), Santos y Moura (2010), Cellard (2008), Darnton (1990), Nóvoa (1992),
entre otros.
This article objective, which was materialized through interviews, was to have an overview of
the conceptions that teachers have about their practice as teachers of a multi-grade school. At
first, a general overview of rural education in Brazil was presented in the second half of the
twentieth century, the presentation of the rural schools of São Lourenço do Sul / RS, located
in the fifth district and the teachers who worked in them, as well as some interviews that made
possible an initial approach to their conceptions of their formation and practice. Seeking the
theoretical support of authors from the field of the History of Education from the theoretical
perspective of Cultural History, among them: Leite (2002), Paiva (1987), Santos and Moura
(2010), Cellard (2008), Darnton (1990), Nóvoa (1992), among others.
Description:
Revista Diversidade e Educação, v. 7, n. especial, p.242-258 , 2019.