Show simple item record

dc.contributor.author Caseira, Fabiani Figueiredo
dc.contributor.author Magalhães, Joanalira Corpes
dc.date.accessioned 2023-04-28T22:57:48Z
dc.date.available 2023-04-28T22:57:48Z
dc.date.issued 2019-10-31
dc.identifier.citation CASEIRA, F. F.; MAGALHÃES, J. C. Meninas e jovens nas ciências exatas, engenharias e computação: raça-etnia, gênero e ciência em alguns artefatos. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 7, n. Especial, p. 259–275, 2019. DOI: 10.14295/de.v7iEspecial.9526. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9526. Acesso em: 23 abr. 2023. pt_BR
dc.identifier.other E-ISSN 2358-8853
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10907
dc.description Revista Diversidade e Educação, v.7 , n. especial, p.259-275, 2019. pt_BR
dc.description.abstract O objetivo do presente artigo é analisar alguns materiais produzidos a partir de alguns projetos que fizeram parte da chamada “Meninas e jovens na ciências exatas, engenharias e computação 18/2013”, com relação aos marcadores sociais de gênero e raça-etnia. Este trabalho, se fundamenta a partir dos campos teóricos dos Estudos Culturais e dos Estudos Feministas, nas suas vertentes pós-estruturalistas. Para produção dos dados investigamos os projetos contemplados e mapeamos aqueles que possuíam página na internet, a fim de analisar os artefatos culturais, produzidos e disponibilizados no endereço eletrônico dos mesmos. Encontramos 14 projetos, com uma grande amplitude de materiais. Optamos em analisar as Histórias em Quadrinhos (HQ) e os Almanaques. Ambos materiais não apresentavam mulheres cientistas negras. No Almanaque encontramos pessoas negras, como parte integrante da história, porém escutando os conceitos científicos que outra pessoa estava explicando. Consideramos que tais artefatos podem servir de subsídio para professoras/es utilizarem nas escolas enquanto ferramentas didático-pedagógicas para discussão das questões relacionadas a gênero e ciência na sala de aula. pt_BR
dc.description.abstract Este trabajo tiene como objetivo analizar algunos materiales producidos a partir de algunos proyectos que fueron parte de la llamada Niñas y jóvenes en las ciencias exactas, ingeniería y computación 18/2013, con respecto a los marcadores sociales de género y etnia racial. Producido dentro de los entemdimientos post estructuralista de los estudios feministas de la ciencia. Para producir los datos realizamos tres movimientos: investigamos los proyectos contemplados; analizamos el currículum lattes de las/los investigadoras/es; mapeamos aquellos proyectos que tenían páginas web para analizar los artefactos culturales producidos por los proyectos y puestos a disposición en su sitio web. Encontramos 14 proyectos con una amplia gama de materiales en sus páginas online. Dada esta amplitud, elegimos analizar los cómics y los Almanaques. En los cómics, encontramos historias de mujeres científicas en posiciones prominentes, mientras que los Almanaques presentaban historias con personajes femeninos, que explicaban conceptos científicos del área específica en la que se insertaron los proyectos. Consideramos que tales artefactos son interesantes para ser utilizados en las escuelas como herramientas didáctico-pedagógicas para la discusión de cuestiones de género y ciencias. pt_BR
dc.description.abstract This paper aims to analyze some materials obtained from the projects that were part of the called “Meninas e jovens fazendo ciências exatas, engenharias e computação 18/2013”, regarding social markers of gender and race-ethnicity. Produced within the poststructuralist strand of feminist science studies. To produce the data we invested in three movements: we investigated the contemplated projects. We analyzed the lattes curriculum of the project researchers. we mapped the projects that had web pages in order to analyze the cultural artifacts produced by the projects and made available at their electronic addresses. We found 14 projects with a wide range of materials on their online pages. In the Comics, we find stories of women scientists in prominent positions, while the almanacs presented stories with women who explained scientific concepts in the specific area in which the projects were inserted. We consider such artifacts interesting to be used in schools as didactic and pedagogical tools for discussion of gender and science issues. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal do Rio Grande - FURG pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Gênero pt_BR
dc.subject Ciência pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Artefatos Culturais pt_BR
dc.subject Interseccionalidade pt_BR
dc.subject Género pt_BR
dc.subject Ciencia pt_BR
dc.subject Educacion pt_BR
dc.subject Artefactos culturales pt_BR
dc.subject Interseccionalidad pt_BR
dc.subject Gender pt_BR
dc.subject Science pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Cultural Artifacts pt_BR
dc.subject Intersecionality pt_BR
dc.title Meninas e jovens nas ciências exatas, engenharias e computação: raça-etnia, gênero e ciência em alguns artefatos pt_BR
dc.title.alternative Niñas y jóvenes en ciencia exacta, ingeniería y computación: race-ethnia, género y ciencia en algunos artefactos pt_BR
dc.title.alternative Girls and young people in exact science, engineering and computing: race-ethnia, gender and science in some materials pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi 10.14295/de.v7iEspecial.9526 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record