Abstract:
Esse estudo emerge no contexto da produção de uma tese de doutorado em Educação,
tendo como objetivo mapear artigos publicados em periódicos nacionais, que compõem
dossiês sobre corpo, gênero e sexualidade, e, a partir deles apresentar a produção de
estudos sobre masculinidades no contexto escolar. A construção das subjetividades é
atravessada por modelos de ser homem e de ser mulher, relacionando-se a padrões
estabelecidos socioculturalmente, inclusive na escola. No mapeamento, foram
identificados 11 artigos produzidos entre 1998 e 2018, apontando que, nas interações
vividas nas escolas, distintos discursos de masculinidades e sexualidades se entrelaçam e
se atravessam, predominando o da masculinidade hegemônica e o da heterossexualidade
compulsória. A escola possui importante papel a cumprir no sentido de desnaturalizar
modelos hegemônicos de masculinidade, questionando expectativas em torno do que é
dado como tipicamente feminino ou masculino, sendo urgente que outras educações
sobre as masculinidades sejam desenhadas e praticadas nos contextos escolares.
Este estudio surge en el contexto de la producción de una tesis doctoral en Educación,
con el objetivo de mapear artículos publicados en revistas nacionales, que componen
dossieres sobre cuerpo, género y sexualidad, y de ellos presentar la producción de estudios sobre masculinidades en el contexto escolar. La construcción de subjetividades
está atravesada por modelos de ser hombre y de mujer, en relación con los estándares
establecidos socioculturalmente, incluso en la escuela. En el mapeo, se identificaron 11
artículos producidos entre 1998 y 2018, señalando que, en las interacciones vividas en las
escuelas, los diferentes discursos de masculinidades y sexualidades se entrelazan e
intersectan, predominantemente la masculinidad hegemónica y la heterosexualidad
obligatoria. La escuela tiene un papel importante que desempeñar en el sentido de
desnaturalizar los modelos hegemónicos de masculinidad, cuestionando las expectativas
en torno a lo que se considera típicamente femenino o masculino, y es urgente que otras
educaciones sobre masculinidades se diseñen y practiquen en contextos escolares.
This study emerges in the context of the production of a doctoral thesis in Education,
with the objective of mapping articles published in national journals, which make up
dossiers on body, gender and sexuality, and from them present the production of studies
on masculinities in the school context. The construction of subjectivities is crossed by
models of being a man and of being a woman, relating to standards established
socioculturally, including at school. In the mapping, 11 articles produced between 1998
and 2018 were identified, pointing out that, in the interactions lived in schools, different
discourses of masculinities and sexualities intertwine and intersect, predominantly
hegemonic masculinity and compulsory heterosexuality. The school has an important role
to play in the sense of denaturalizing hegemonic models of masculinity, questioning
expectations around what is considered to be typically feminine or masculine, and it is
urgent that other educations on masculinities be designed and practiced in school
contexts.