Masculinidades no contexto escolar: como a temática é abordada em artigos publicados em dossiês de periódicos nacionais

Silva, Luciana Aparecida Siqueira; Silva, Elenita Pinheiro de Queiroz

Abstract:

 
Esse estudo emerge no contexto da produção de uma tese de doutorado em Educação, tendo como objetivo mapear artigos publicados em periódicos nacionais, que compõem dossiês sobre corpo, gênero e sexualidade, e, a partir deles apresentar a produção de estudos sobre masculinidades no contexto escolar. A construção das subjetividades é atravessada por modelos de ser homem e de ser mulher, relacionando-se a padrões estabelecidos socioculturalmente, inclusive na escola. No mapeamento, foram identificados 11 artigos produzidos entre 1998 e 2018, apontando que, nas interações vividas nas escolas, distintos discursos de masculinidades e sexualidades se entrelaçam e se atravessam, predominando o da masculinidade hegemônica e o da heterossexualidade compulsória. A escola possui importante papel a cumprir no sentido de desnaturalizar modelos hegemônicos de masculinidade, questionando expectativas em torno do que é dado como tipicamente feminino ou masculino, sendo urgente que outras educações sobre as masculinidades sejam desenhadas e praticadas nos contextos escolares.
 
Este estudio surge en el contexto de la producción de una tesis doctoral en Educación, con el objetivo de mapear artículos publicados en revistas nacionales, que componen dossieres sobre cuerpo, género y sexualidad, y de ellos presentar la producción de estudios sobre masculinidades en el contexto escolar. La construcción de subjetividades está atravesada por modelos de ser hombre y de mujer, en relación con los estándares establecidos socioculturalmente, incluso en la escuela. En el mapeo, se identificaron 11 artículos producidos entre 1998 y 2018, señalando que, en las interacciones vividas en las escuelas, los diferentes discursos de masculinidades y sexualidades se entrelazan e intersectan, predominantemente la masculinidad hegemónica y la heterosexualidad obligatoria. La escuela tiene un papel importante que desempeñar en el sentido de desnaturalizar los modelos hegemónicos de masculinidad, cuestionando las expectativas en torno a lo que se considera típicamente femenino o masculino, y es urgente que otras educaciones sobre masculinidades se diseñen y practiquen en contextos escolares.
 
This study emerges in the context of the production of a doctoral thesis in Education, with the objective of mapping articles published in national journals, which make up dossiers on body, gender and sexuality, and from them present the production of studies on masculinities in the school context. The construction of subjectivities is crossed by models of being a man and of being a woman, relating to standards established socioculturally, including at school. In the mapping, 11 articles produced between 1998 and 2018 were identified, pointing out that, in the interactions lived in schools, different discourses of masculinities and sexualities intertwine and intersect, predominantly hegemonic masculinity and compulsory heterosexuality. The school has an important role to play in the sense of denaturalizing hegemonic models of masculinity, questioning expectations around what is considered to be typically feminine or masculine, and it is urgent that other educations on masculinities be designed and practiced in school contexts.
 

Description:

Revista Diversidade e Educação, v.7 , n.2 , p. 20-44 , Jul/Dez 2019.

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