Abstract:
Toma-se como referência a concepção de gênero da perspectiva construtivista, a partir
da qual “ser homem” ou “ser mulher” é compreendido como uma construção cultural.
Como as identidades masculinas não hegemônicas têm sido visualmente construídas?
Tem-se o objetivo de analisar a construção visual das identidades de gênero de quatro
vilões masculinos da Disney. São eles: Gaston, Jafar, Scar e Governador Ratcliffe –
antagonistas de A Bela e a Fera (1991), Aladdin (1992), O Rei Leão (1994) e
Pocahontas (1995), respectivamente. A partir dos Estudos das Masculinidades
sublinham-se as maneiras como a caracterização desses vilões sugerem masculinidades
“suspeitas”. Longe de identificar a sexualidade dos vilões, este estudo reflete sobre os
por quês de as masculinidades-femininas estarem sob constante suspeita.
Tiene como referencia el concepto de género desde la perspectiva constructivista, desde
donde se entiende “ser hombre” o “ser mujer” como una construcción cultural. ¿Cómo
se han construido visualmente las identidades masculinas no hegemónicas? El objetivo
es analizar la construcción visual de las identidades de género de cuatro villanos
masculinos de Disney. Ellos son: Gaston, Jafar, Scar y el gobernador Ratcliffe -
antagonistas de La Bella y la Bestia (1991), Aladdin (1992), El Rey León (1994) y Pocahontas (1995), respectivamente. De los Estudios de Masculinidades, destacamos
las formas en que la caracterización de estos villanos sugiere masculinidades
“sospechosas”. Lejos de identificar la sexualidad de los villanos, reflexiona sobre por
qué las masculinidades femeninas están bajo sospecha constante.
As a reference the conception of gender from the constructivist perspective, from which
“being a man” or “being a woman” is understood as a cultural construction. How have
non-hegemonic male identities ever been visually constructed? The goal is to analyze
the visual construction of the gender identities of four male Disney villains. They are:
Gaston, Jafar, Scar and Governor Ratcliffe - antagonists of Beauty and the Beast (1991),
Aladdin (1992), The Lion King (1994) and Pocahontas (1995), respectively. From the
Studies of Masculinities the ways in which the characterization of these villains suggest
“suspicious” masculinities are underlined. Far from identifying the sexuality of the
villains, it is reflected on why the feminine masculinities are under constant suspicion.
Description:
Revista Diversidade e Educação, v. 7, n. 2 p. 45-70, Jul/Dez, 2019.