Abstract:
O ensaio pondera uma leitura fundamental do conto “Aqueles dois” de Caio Fernando
Abreu, originalmente publicado na obra “Morangos Mofados” (2015). Argumenta-se que
os personagens Raul e Saul agenciam em seus corpos uma amizade como possibilidade de
exercício e experimentação das suas sexualidades em tempos de autoritarismo extremo.
Trata-se de uma leitura interpretativa, influenciada pela filosofia francesa contemporânea
de Gilles Deleuze e Félix Guattari. Sem pretensões formativas ou metodológicas, o que se
pretende é experimentar com a literatura de Caio Fernando Abreu blocos de sensações que
mobilizem outras formas de pensamento no corpo, na sexualidade, na vida.
El ensayo reflexiona sobre una lectura fundamental de la historia de Caio Fernando Abreu
"Esos dos", publicada originalmente en la obra "Morangos Mofados" (2015). Se argumenta
que los personajes Raúl y Saúl intercambian en sus cuerpos una amistad como posibilidad
de ejercicio y experimentación de sus sexualidades en tiempos de autoritarismo extremo.
Es una lectura interpretativa, influenciada por la filosofía francesa contemporánea de Gilles
Deleuze y Félix Guattari. Sin pretensiones formativas o metodológicas, la intención es experimentar con los bloques de sensaciones de la literatura de Caio Fernando Abreu que
movilizan otras formas de pensamiento en el cuerpo, en la sexualidad, en la vida.
The essay ponders a fundamental reading of Caio Fernando Abreu's story “Those Two”,
originally published in the work “Morangos Mofados” (2015). It is argued that the
characters Raul and Saul broker in their bodies a friendship as a possibility of exercise and
experimentation of their sexualities in times of extreme authoritarianism. It is an
interpretative reading, influenced by the contemporary French philosophy of Gilles
Deleuze and Félix Guattari. Without formative or methodological pretensions, the intention
is to experiment with Caio Fernando Abreu's literature blocks of sensations that mobilize
other forms of thought in the body, in sexuality, in life.
Description:
Revista Diversidade e Educação, v. 7, n. 2, p. 93-104, Jul/Dez 2019.