Abstract:
Este trabalho apresenta reflexões sobre masculinidades e homossexualidade, partindo da
análise de narrativas produzidas por homens jovens no contexto de grupos focais realizados em
escolas públicas e particulares da cidade de Erechim (RS). Os resultados obtidos demonstram
uma diversidade de opiniões e posicionamentos dos jovens em relação ao tema. Ao passo que
alguns afirmaram sentir-se livres para aderir àquilo que lhes desperta identificação, admitindo o
caráter móvel da masculinidade, tomada como uma construção não necessariamente vinculada
à heterossexualidade; outros demonstraram valorizar o modelo hegemônico vigente em nossa
sociedade, baseado em um ideal viril, heterossexual e, por vezes, homofônico. Conclui-se que
uma variedade de modelos de masculinidades tem operado nos contextos juvenis,
acompanhando a própria pluralidade que caracteriza o processo de socialização nas sociedades atuais, o que coloca possibilidades inauditas em relação à educação das novas gerações para o
reconhecimento do outro e o respeito às diferenças ideológicas, socioculturais e subjetivas.
Este artículo presenta reflexiones sobre La masculinidad y La homosexualidad, comenzando
por el análisis de narrativas producidas por hombres jóvenes enel contexto de grupos focales
celebrados enescuelas públicas y privadas de la ciudad de Erechim (RS). Los resultados
muestran una diversidad de opiniones y posiciones de los jóvenes com respecto al tema
investigado. Mientras que algunos afirmar on sentirse libres de adherirse a lo que despierta su
identificación, admitiendo el carácter móvil de lamasculinidad, tomada como una construcción
no necesariamente vinculada ala heterosexualidad; otros han demostrado valorar el modelo
hegemónico actual em nuestra sociedad, basado em un ideal viril, heterosexual y a veces
homofóbico. Se concluye que una variedad de modelos de masculinidades han operado en
contextos juveniles, acompañando La misma pluralidad que caracteriza el proceso de
socializació nenlas sociedades actuales, que plante a posibilidades sin precedentes em relación
com la educación de las nuevas generaciones para el reconocimiento de losdemás y el respeto.
Diferencias ideológicas, socioculturales y subjetivas.
This paper presents reflections on masculinity and homosexuality, starting from the analysis of
narratives produced by young menin the context of focus groups held in public and private
schools in the city of Erechim (RS). The results show a diversity of opinions and positions of
young people regarding the theme investigated. While some claimed to feel free to adhere to
what awakens their identification, admitting the mobile character of masculinity, taken as a
construction not necessarily linked to heterosexuality; others have shown to value the current
hegemonic model in our society, based on a virile, heterosexual and sometimes homophobic
ideal. It is concluded that a variety of models of masculinities have operated in youth contexts,
accompanying the very plurality that characterizes the process of socialization in current
societies, which poses unprecedented possibilities in relation to the education of new
generations for the recognition of others and respect. ideological, sociocultural and subjective
differences.
Description:
Revista Diversidade e Educação, v. 7, n. 2, p. 178-196, Jul/Dez 2019.