dc.contributor.author |
Maciel, Aline Neris de Carvalho |
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dc.contributor.author |
Landim Neto, Francisco Otávio |
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dc.contributor.author |
Silva, Edson Vicente da |
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dc.date.accessioned |
2023-05-05T12:41:02Z |
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dc.date.available |
2023-05-05T12:41:02Z |
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dc.date.issued |
2017-09-02 |
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dc.identifier.citation |
MACIEL, A. N. de C.; LANDIM NETO, F. O.; SILVA, E. V. da. Educação Ambiental crítica aplicada à compreensão dos problemas da Terra Indígena Lagoa da Encantada: proposições no âmbito escolar a partir da percepção dos membros-chave da etnia Jenipapo Kanindé, Aquiraz, Ceará – Brasil. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 34, n. 2, p. 256–274, 2017. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7101. Acesso em: 3 out. 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
1517-1256 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10927 |
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dc.description |
Artigo de periódico |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente artigo objetivou analisar como o povo Jenipapo Kanindé, da Terra Indígena (TI) Lagoa da Encantada (Aquiraz, Ceará), compreende a Educação Ambiental (EA). Para tanto, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com membros-chave da comunidade e escolhida a escola local como ambiente favorável à EA crítica. Adotou-se uma adaptação das “Fases de Planejamento e Gestão Ambiental” estabelecidas por Rodriguez e Silva (2013) comopercurso metodológico e a divisão da EA definida por Layrargues e Lima (2014) para categorizar as respostas dos entrevistados. Percebeu-se que a etnia possui uma visão não crítica da EA, desde sua conceituação até suas possibilidades de atuação no combate aos problemas existentes na TI. Por fim, estabeleceram-se proposições em EA crítica, com foco na educação indígena diferenciada que é promovida na escola local. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente artículo objetiva analizar como el pueblo Jenipapo Kanindé, de la Tierra Indígena (TI) Lagoa da Encantada (Aquiraz, Ceará), percibe la a Educación Ambiental (EA). Para tanto, fueron realizadas entrevistas semiestructuradas con integrantes clave de la comunidad y definida la escuela local como ambiente favorable a la EA crítica. Fueron adoptadas y adaptadas las “Fases de Planeamiento y Gestión Ambiental” establecidas por Rodriguez y Silva (2013) como recorridometodológico y la división de la EA definida por Layrargues y Lima (2014) para categorizar las respuestas de los entrevistados. Fue constatado que la etnia tiene una visión no crítica de la EA, desde su conceptuación hacia sus posibilidades de actuación en el combate a los líos existentes en la TI. Al final, son hechas propuestas en EA crítica, mirando la educación indígena diferenciada que es promovida en la escuela local. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The present paper aimed to analyze how the Jenipapo Kanindé people of the Indian Land (IL) Lagoa Encantada (Aquiraz, Ceará) understands Environmental Education (EE). To do so, semi-structured interviews were applied to key members of the community and a local school was chosen as a place favorable to critical EE. An adaptation of “Phases of Environmental Planning and Management” by Rodriguez and Silva (2013) and the classification of EE defined as in Layrargues and Lima (2014) were adopted as a methodological pipeline and to categorize the respondents’ answers, respectively. It was realized that the ethnic group has a non-critical perception of EE, starting from its conceptualization to taking possible measures to fight against the ongoing problems in the IL. Finally, purposes of critical EE focused on the differential education of the indian people promoted in the local school were established. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.rights |
open access |
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dc.subject |
Planejamento e gestão ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Macrotendências da educação ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Educação ambiental crítica |
pt_BR |
dc.subject |
Planeamiento y gestión ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Macrotendencias de la educación ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Educación ambiental crítica |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental planning and management |
pt_BR |
dc.subject |
Macrotrends of environmental education |
pt_BR |
dc.subject |
Critical environmental education |
pt_BR |
dc.title |
Educação Ambiental crítica aplicada à compreensão dos problemas da Terra Indígena Lagoa da Encantada: proposições no âmbito escolar a partir da percepção dos membros-chave da etnia Jenipapo Kanindé, Aquiraz, Ceará – Brasil |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Educación Ambiental crítica aplicada a la comprensión de los problemas de la Tierra Indígena “Lagoa da Encantada”: proposiciones en el ambiente escolar por intermedio de la percepción de los integrantes clave de la etnia Jenipapo Kanindé, Aquiraz, Ceará –Brasil |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Critical Envirionmental Education applied to the understanding of the problems of the Indian Land Lagoa Encantada: purposes in the school setting through the opinion of key members of the ethnic group Jenipapo Kanindé, Aquiraz, Ceará –Brazil |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |
dc.identifier.doi |
https://doi.org/10.14295/remea.v34i2.7101 |
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