Show simple item record

dc.contributor.author Carvalho, Luana Moletta de
dc.contributor.author Barichello, Fernanda Belle
dc.date.accessioned 2023-05-08T02:24:55Z
dc.date.available 2023-05-08T02:24:55Z
dc.date.issued 2020-02-20
dc.identifier.citation CARVALHO, L. M. de; BARICHELLO, F. B. A criação de acontecimentos: experiência grupal no processo de adole (ser). Diversidade e Educação, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 401–416, 2020. DOI: 10.14295/de.v7i2.9627. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9627. Acesso em: 28 abr. 2023. pt_BR
dc.identifier.other E-ISSN 2358-8853
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10937
dc.description Revista Diversidade e Educação, v. 7, n.2,p.401-416, Jul./Dez.2019. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo tem a pretensão de articular reflexões a partir da experienciação de grupo com adolescentes em uma escola do interior do Rio Grande do Sul.A formação do grupo foi sustentada posterior aos relatos e acontecimentos de um certo mal-estar com sintomas depressivos ou de ansiedade problemática no contexto escolar. Assim, a partir dos encontros e das discussões teórico-práticas possibilitadas juntamente ao grupo, o trabalho se evidencia à metodologia cartográfica, entendendo que a produção de realidades cunha de uma valorização das singularidades. Posto isso, a experiência grupal refere-se a uma forma de resistência frente à instituição escolar, que além de bases de ensino, é sustentada por discursos aliados a um saber que produz verdades e modos de ser. pt_BR
dc.description.abstract Este artículo tiene la intención de articular reflexiones de la experiencia grupal con adolescentes en una escuela en el interior de Rio Grande do Sul. La formación del grupo se sostuvo después de los informes y eventos de um cierto malestar com sintomas depresivos o ansiedad problemática e nel contexto escolar. Así, a partir de las reuniones y discusiones teórico-prácticas que fueron posibles junto conel grupo, el trabajo se evidencia em la metodología cartográfica, entendiendo que la producción de realidades cuña de una apreciación de singularidades. Dichoesto, la experiencia grupal se refiere a una forma de resistencia hacia la institución escolar, que, además de las bases educativas, está respaldada por discursos aliados a unconocimiento que produce verdades y formas de ser. pt_BR
dc.description.abstract The present article intends to articulate reflections from a group experience with teenagers at a school in the countryside of Rio Grande do Sul. The formation of the group was sustained after reports and events of a certain malaise with depressive symptoms or anxiety in the school context. Thus, based on meetings and theoretical and practical discussions with the group, the work is evident in the cartographic methodology, understanding that the production of realities is aimed at valuing singularities. Therefore, the group experience refers to a form of resistance to the school institution, which in addition to its teaching bases, is support by discourses of knowledge that produces truths and ways of being. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal do Rio Grande - FURG pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Grupo pt_BR
dc.subject Adolescentes pt_BR
dc.subject Metodologia cartográfica pt_BR
dc.subject Metodología cartográfica pt_BR
dc.subject Group pt_BR
dc.subject Teenagers pt_BR
dc.subject Cartographic methodology pt_BR
dc.title A criação de acontecimentos: a experiência grupal no processo de adole (ser) pt_BR
dc.title.alternative La experiencia de grupo en el proceso de adole (ser) pt_BR
dc.title.alternative The group experience in the process of adole (ser) pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi 10.14295/de.v7i2.9627 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record