Abstract:
O presente artigo tem a pretensão de articular reflexões a partir da experienciação de grupo
com adolescentes em uma escola do interior do Rio Grande do Sul.A formação do grupo foi
sustentada posterior aos relatos e acontecimentos de um certo mal-estar com sintomas
depressivos ou de ansiedade problemática no contexto escolar. Assim, a partir dos encontros e
das discussões teórico-práticas possibilitadas juntamente ao grupo, o trabalho se evidencia à
metodologia cartográfica, entendendo que a produção de realidades cunha de uma valorização
das singularidades. Posto isso, a experiência grupal refere-se a uma forma de resistência frente
à instituição escolar, que além de bases de ensino, é sustentada por discursos aliados a um saber
que produz verdades e modos de ser.
Este artículo tiene la intención de articular reflexiones de la experiencia grupal con adolescentes
en una escuela en el interior de Rio Grande do Sul. La formación del grupo se sostuvo después de
los informes y eventos de um cierto malestar com sintomas depresivos o ansiedad problemática
e nel contexto escolar. Así, a partir de las reuniones y discusiones teórico-prácticas que
fueron posibles junto conel grupo, el trabajo se evidencia em la metodología cartográfica,
entendiendo que la producción de realidades cuña de una apreciación de singularidades.
Dichoesto, la experiencia grupal se refiere a una forma de resistencia hacia la institución escolar, que, además de las bases educativas, está respaldada por discursos aliados a unconocimiento
que produce verdades y formas de ser.
The present article intends to articulate reflections from a group experience with teenagers at a
school in the countryside of Rio Grande do Sul. The formation of the group was sustained after
reports and events of a certain malaise with depressive symptoms or anxiety in the school
context. Thus, based on meetings and theoretical and practical discussions with the group, the
work is evident in the cartographic methodology, understanding that the production of realities
is aimed at valuing singularities. Therefore, the group experience refers to a form of resistance
to the school institution, which in addition to its teaching bases, is support by discourses of
knowledge that produces truths and ways of being.
Description:
Revista Diversidade e Educação, v. 7, n.2,p.401-416, Jul./Dez.2019.