A criação de acontecimentos: a experiência grupal no processo de adole (ser)

Carvalho, Luana Moletta de; Barichello, Fernanda Belle

Abstract:

 
O presente artigo tem a pretensão de articular reflexões a partir da experienciação de grupo com adolescentes em uma escola do interior do Rio Grande do Sul.A formação do grupo foi sustentada posterior aos relatos e acontecimentos de um certo mal-estar com sintomas depressivos ou de ansiedade problemática no contexto escolar. Assim, a partir dos encontros e das discussões teórico-práticas possibilitadas juntamente ao grupo, o trabalho se evidencia à metodologia cartográfica, entendendo que a produção de realidades cunha de uma valorização das singularidades. Posto isso, a experiência grupal refere-se a uma forma de resistência frente à instituição escolar, que além de bases de ensino, é sustentada por discursos aliados a um saber que produz verdades e modos de ser.
 
Este artículo tiene la intención de articular reflexiones de la experiencia grupal con adolescentes en una escuela en el interior de Rio Grande do Sul. La formación del grupo se sostuvo después de los informes y eventos de um cierto malestar com sintomas depresivos o ansiedad problemática e nel contexto escolar. Así, a partir de las reuniones y discusiones teórico-prácticas que fueron posibles junto conel grupo, el trabajo se evidencia em la metodología cartográfica, entendiendo que la producción de realidades cuña de una apreciación de singularidades. Dichoesto, la experiencia grupal se refiere a una forma de resistencia hacia la institución escolar, que, además de las bases educativas, está respaldada por discursos aliados a unconocimiento que produce verdades y formas de ser.
 
The present article intends to articulate reflections from a group experience with teenagers at a school in the countryside of Rio Grande do Sul. The formation of the group was sustained after reports and events of a certain malaise with depressive symptoms or anxiety in the school context. Thus, based on meetings and theoretical and practical discussions with the group, the work is evident in the cartographic methodology, understanding that the production of realities is aimed at valuing singularities. Therefore, the group experience refers to a form of resistance to the school institution, which in addition to its teaching bases, is support by discourses of knowledge that produces truths and ways of being.
 

Description:

Revista Diversidade e Educação, v. 7, n.2,p.401-416, Jul./Dez.2019.

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos