Abstract:
Sustentada pela revisão bibliográfica, a pesquisa se encarrega de destacar pontos
principais nas obras da literatura infantojuvenil “O menino de vestido”, de David
Walliams e “O menino que brincava de ser”, de Georgina da Costa Martins, os quais
implodem com os modelos hegemônicos de masculinidade, bem como, com as
desigualdades proferidas por esses protótipos. O objetivo da pesquisa é de promover
interlocuções e reflexões entre a literatura infantojuvenil e as masculinidades
performativas. Conforme os desdobramentos possibilitados pelo aporte teórico,
vislumbra-se que ambas têm atuado em consonância em prol da propagação do respeito
às diversidades de gênero que permitem novas percepções acerca das masculinidades.
Con el apoyo de la revisión de la literatura, la investigación destaca puntos clave en las
obras de literatura infanto juvenil "El chico del vestido" de David Walliams y "El niño
que jugaba a ser" de Georgina da Costa Martins, que implosionan con los modelos
hegemónicos de masculinidad, así como las desigualdades pronunciadas por estos
prototipos. El objetivo de la investigación es promover interlocuciones y reflexiones
entre la literatura infanto juvenil y las masculinidades performativas. De acuerdo con
los desarrollos hecho posibles gracias a la contribución teórica, se puede ver que ambos
han actuado en consonancia a favor de la propagación del respeto a la diversidad de
género que permite nuevas percepciones sobre las masculinidades.
Supported by the literature review, the research highlights main points in the children
and youth’s literature books “The Boy in Dress”, by David Walliams and “The Boy
Who Played Being”, by Georgina da Costa Martins, which implode with the models
hegemonic masculinity, as well as the inequalities pronounced by these prototypes. The
purpose of the research is to promote interlocutions and reflections between the children
and youth’s literature and the performative masculinities. According to the
developments made possible by the theoretical contribution, it can be seen that both
have acted in consonance in favor of the propagation of respect for gender diversity that
allow new perceptions about masculinities.
Description:
Revista Diversidade e Educação, v. 7, n. 2, p. 327-340, Jul/Dez 2019.