Masculinidades performativas na literatura infantojuvenil

Ramos, Edimauro Matheus Carriel

Abstract:

 
Sustentada pela revisão bibliográfica, a pesquisa se encarrega de destacar pontos principais nas obras da literatura infantojuvenil “O menino de vestido”, de David Walliams e “O menino que brincava de ser”, de Georgina da Costa Martins, os quais implodem com os modelos hegemônicos de masculinidade, bem como, com as desigualdades proferidas por esses protótipos. O objetivo da pesquisa é de promover interlocuções e reflexões entre a literatura infantojuvenil e as masculinidades performativas. Conforme os desdobramentos possibilitados pelo aporte teórico, vislumbra-se que ambas têm atuado em consonância em prol da propagação do respeito às diversidades de gênero que permitem novas percepções acerca das masculinidades.
 
Con el apoyo de la revisión de la literatura, la investigación destaca puntos clave en las obras de literatura infanto juvenil "El chico del vestido" de David Walliams y "El niño que jugaba a ser" de Georgina da Costa Martins, que implosionan con los modelos hegemónicos de masculinidad, así como las desigualdades pronunciadas por estos prototipos. El objetivo de la investigación es promover interlocuciones y reflexiones entre la literatura infanto juvenil y las masculinidades performativas. De acuerdo con los desarrollos hecho posibles gracias a la contribución teórica, se puede ver que ambos han actuado en consonancia a favor de la propagación del respeto a la diversidad de género que permite nuevas percepciones sobre las masculinidades.
 
Supported by the literature review, the research highlights main points in the children and youth’s literature books “The Boy in Dress”, by David Walliams and “The Boy Who Played Being”, by Georgina da Costa Martins, which implode with the models hegemonic masculinity, as well as the inequalities pronounced by these prototypes. The purpose of the research is to promote interlocutions and reflections between the children and youth’s literature and the performative masculinities. According to the developments made possible by the theoretical contribution, it can be seen that both have acted in consonance in favor of the propagation of respect for gender diversity that allow new perceptions about masculinities.
 

Description:

Revista Diversidade e Educação, v. 7, n. 2, p. 327-340, Jul/Dez 2019.

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