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dc.contributor.author Silva, José Rodolfo Lopes da
dc.date.accessioned 2023-05-11T00:37:27Z
dc.date.available 2023-05-11T00:37:27Z
dc.date.issued 2020-02-20
dc.identifier.citation SILVA, J. R. L. “A mulher mais linda do mundo por acaso era um homem.”: educando sobre outras masculinidades através dos artefatos culturais. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 341–356, 2020. DOI: 10.14295/de.v7i2.9633. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9633. Acesso em: 28 abr. 2023. pt_BR
dc.identifier.other E-ISSN 2358-8853
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10940
dc.description Revista Diversidade e Educação, v. 7, n. 2, p. 341-356, 2019. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo tem como objetivo problematizar aquilo que aprendemos a ver como o “homem de verdade” e a potência pedagógica, social, estética e política dos artefatos culturais como, por exemplo, filmes, séries, novelas, documentários, etc. Para tal serão analisadas diferentes passagens do documentário I am Divine, que conta a história de Harris Glenn Milstead – intérprete da drag queen Divine, famosa por suas músicas e filmes do cinema underground estadunidense. Através das entrevistas, fotos, registros audiovisuais pessoais e jornalísticos da produção podemos refletir sobre questões como, por exemplo, gênero, sexualidade, sucesso, entre outras. Dessa forma, a obra cinematográfica nos permite descolar de concepções essencialistas e binárias sobre o “ser homem”, entender que há outras opções para além daquilo que está posto como “sucesso” e que artefatos culturais podem fomentar debates, ensinar e fazer repensar sobre modos de ser e estar nas relações sociais. pt_BR
dc.description.abstract Este artículo tiene como objetivo discutir lo que hemos aprendido a ver como el “hombre real” y el poder pedagógico, social, estético y politico de los artefactos culturales, como películas, series, novelas, documentales etc. Para esto, se analizarán diferentes pasajes del documental I am Divine, que cuenta la historia de Harris Glenn Milstead, intérprete de la drag queen Divine, famosa por sus canciones y películas del cine underground estadounidense. Através de entrevistas, fotos, registros audiovisuales personales y periodísticos de la produccíon, podemos reflexionar sobre temas como género, sexualidad, éxito, entre otros. Por lo tanto, el trabajo cinematográfico nos permite despegar de las concepciones esencialistas y binarias sobre “ser un hombre”, para comprender que hay otras opciones además de lo que se considera “éxito” y que los artefactos culturales pueden fomentar el debate, enseñar e nos hacer repensar formas de ser y estar en las relaciones sociales. pt_BR
dc.description.abstract This article aims to discuss what we have learned to see as the “real man” and the pedagogical, social, aesthetic and political power of cultural artifacts, such as films, series, novels, documentaries, etc. In order to do this, different passages will be analyzed from the documentary I am Divine, which tell the story of Harris Glenn Milstead – the artist behind the drag queen Divine, famous for her songs and movies from the US underground cinema. Through interviews, photos, personal and journalistic audiovisual records of the production we can reflect on issues such as gender, sexuality, success, among others. Thus, the cinematographic work allows us to take off from essentialist and binary conceptions about “being a man”, to understand that there are other options than what is considered “success” and that cultural artifacts can foster debates, teach and make us rethink ways of being in social relations. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal do Rio Grande - FURG pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Masculinidades pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Drag Queen pt_BR
dc.subject Artefatos Culturais pt_BR
dc.subject Educacion pt_BR
dc.subject Artefactos culturales pt_BR
dc.subject Masculinities pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Cultural artifacts pt_BR
dc.title “A mulher mais linda do mundo por acaso era um homem.”: educando sobre outras masculinidades através dos artefatos culturais pt_BR
dc.title.alternative “La mujer más bella del mundo fue por casualidad um hombre.”: educar sobre otras masculinidades a través de artefactos culturales pt_BR
dc.title.alternative “The world’s most beautiful woman was by coincidence a man.”: educating about other masculinit pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi 10.14295/de.v7i2.9633 pt_BR


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