Abstract:
O artigo é parte de um texto de qualificação que resultará em uma tese de doutorado
realizada pelo Programa de Pós- graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz
de Fora. Apresenta como objetivo problematizar a discussão que circunscreve os
movimentos de formação no curso de Licenciatura em Pedagogia no que diz respeito ao
gênero e às sexualidades e como essas se encaminham em meio aos trabalhos acadêmicos
produzidos entre os anos de 2006 e 2018. Foi possível perceber como a política
envolvendo o gênero e as sexualidades vêm apresentando novas cores e contornos nos
últimos anos. Até meados de 2010, a discussão já se consolidava como importante e as
instituições buscavam a implementação de disciplinas, uma vez que a procura por
docentes que discutiam a temática ainda era escassa. Porém, o que presenciamos hoje está
marcado pela necessidade da volta a lógica do convencimento.
El artículo es parte de un texto de calificación que dará como resultado una disertación
doctoral realizada por el Programa de Posgrado en Educación de la Universidad Federal
de Juiz de Fora. Presenta como objetivo problematizar la discusión que circunscribe los
movimientos de formación en el curso de Licenciatura en Pedagogía con respecto al
género y las sexualidades y cómo van en medio de los trabajos académicos producidos
entre 2006 y 2018. Fue posible entender cómo La política relacionada con el género y la
sexualidad ha estado presentando nuevos colores y contornos en los últimos años. A
mediados de 2010, la discusión ya se había consolidado como importante y las
instituciones buscaron la implementación de las asignaturas, ya que la búsqueda de
maestros que discutieran la asignatura aún era escasa. Sin embargo, lo que presenciamos
hoy está marcado por la necesidad de volver a la lógica de la persuasión.
The article is part of a qualification text that will result in a doctoral dissertation
conducted by the Graduate Program in Education of the Federal University of Juiz de
Fora. It presents as objective to problematize the discussion that circumscribes the
formation movements in the Degree in Pedagogy course with regard to gender and
sexualities and how they are directed in the academic works produced between 2006 and
2018. It was possible to understand how Politics involving gender and sexuality have
been presenting new colors and contours in recent years. By mid-2010, the discussion
was already consolidated as important and the institutions sought the implementation of
subjects, since the search for teachers who discussed the subject was still scarce.
However, what we witness today is marked by the need to return to the logic of
persuasion.
Description:
Revista Diversidade e Educação, v. 7, n. 2, p.373-400, Jul./Dez.2019.