Percorrendo os caminhos diante da pesquisa bibliográfica: os movimentos de formação em gênero e sexualidade nos cursos de licenciatura em pedagogia entre os anos de 2006 e 2018

Silva, Apolônia Ferreira

Abstract:

 
O artigo é parte de um texto de qualificação que resultará em uma tese de doutorado realizada pelo Programa de Pós- graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Apresenta como objetivo problematizar a discussão que circunscreve os movimentos de formação no curso de Licenciatura em Pedagogia no que diz respeito ao gênero e às sexualidades e como essas se encaminham em meio aos trabalhos acadêmicos produzidos entre os anos de 2006 e 2018. Foi possível perceber como a política envolvendo o gênero e as sexualidades vêm apresentando novas cores e contornos nos últimos anos. Até meados de 2010, a discussão já se consolidava como importante e as instituições buscavam a implementação de disciplinas, uma vez que a procura por docentes que discutiam a temática ainda era escassa. Porém, o que presenciamos hoje está marcado pela necessidade da volta a lógica do convencimento.
 
El artículo es parte de un texto de calificación que dará como resultado una disertación doctoral realizada por el Programa de Posgrado en Educación de la Universidad Federal de Juiz de Fora. Presenta como objetivo problematizar la discusión que circunscribe los movimientos de formación en el curso de Licenciatura en Pedagogía con respecto al género y las sexualidades y cómo van en medio de los trabajos académicos producidos entre 2006 y 2018. Fue posible entender cómo La política relacionada con el género y la sexualidad ha estado presentando nuevos colores y contornos en los últimos años. A mediados de 2010, la discusión ya se había consolidado como importante y las instituciones buscaron la implementación de las asignaturas, ya que la búsqueda de maestros que discutieran la asignatura aún era escasa. Sin embargo, lo que presenciamos hoy está marcado por la necesidad de volver a la lógica de la persuasión.
 
The article is part of a qualification text that will result in a doctoral dissertation conducted by the Graduate Program in Education of the Federal University of Juiz de Fora. It presents as objective to problematize the discussion that circumscribes the formation movements in the Degree in Pedagogy course with regard to gender and sexualities and how they are directed in the academic works produced between 2006 and 2018. It was possible to understand how Politics involving gender and sexuality have been presenting new colors and contours in recent years. By mid-2010, the discussion was already consolidated as important and the institutions sought the implementation of subjects, since the search for teachers who discussed the subject was still scarce. However, what we witness today is marked by the need to return to the logic of persuasion.
 

Description:

Revista Diversidade e Educação, v. 7, n. 2, p.373-400, Jul./Dez.2019.

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