Abstract:
O presente artigo analisa as concepções sobre gênero e masculinidade(s) de pedagogos
em formação, buscando discutir de que forma a inserção deles no contexto universitário
tem repercutido na (re)construção de suas masculinidades. Enfoca ainda aspectos da
formação em Pedagogia e o papel da Universidade na abordagem das questões de
gênero, considerando as incidências ou atravessamentos destas questões nas
possibilidades formativas e de atuação profissional às quais os pedagogos têm acesso.
As narrativas produzidas pelos sujeitos da pesquisa, no contexto de um grupo focal,
apontam a vivência de experiências em que suas masculinidades foram questionadas,
principalmente em função da escolha profissional. No entanto, eles problematizam esse
preconceito como algo que deve ser desnaturalizado, assim como as concepções de
gênero que o sustentam. Conclui-se que a Universidade, como outros espaços
educativos, pode assumir um papel importante na discussão de padrões normativos de
gênero e na desconstrução de práticas discriminatórias nesse âmbito.
El presente artículo analiza las concepciones sobre género y masculinidad(s) de
pedagogos en formación, buscando discutir de qué forma la inserción de ellos en la
universidad tiene repercutido en la (re)construcción de sus masculinidades. Enfoca aún
aspectos de la formación en Pedagogía y el papel de la Universidad en el abordaje de las
cuestiones de género, considerando las incidencias de éstas en las posibilidades
formativas y profesionales. Las narrativas producidas por los participantes, en el
contexto de un grupo focal, apuntan a la vivencia de experiencias en que sus
masculinidades fueron cuestionadas, principalmente en función de la elección
profesional. Sin embargo, ellos problematizan ese preconcepto como algo que debe ser
desnaturalizado, así como las concepciones de género que lo sostienen. Se concluye que
la Universidad puede asumir un papel importante en la discusión de patrones
normativos de género y en la deconstrucción de prácticas discriminatorias en ese ámbito.
This article analyzes the conceptions about gender and masculinity (s) of pedagogues in
formation, trying to discuss how their insertion in the university context has had
repercussion on the (re) construction of their masculinities. It also focuses on aspects of
Pedagogy training and the University's role in addressing gender issues, considering the
implications or cross-referencing of these issues in the educational and professional
possibilities available to the pedagogues. The narratives produced by the research
subjects, in the context of a focal group, point to the experience of experiences in which
their masculinities were questioned, mainly in function of the professional choice.
However, they problematize this prejudice as something that must be denatured, as well
as the gender conceptions that support it. It is concluded that the University, like other
educational spaces, can play an important role in the discussion of normative gender
norms and in the deconstruction of discriminatory practices in this scope.
Description:
Revista Diversidade e Educação, v. 7, n. 1, p. 18-26, Jan/Jul. 2019.