Universidade: espaço para (re)pensar concepções de gênero, masculinidade e suas implicações na formação de pedagogos

Silva, Ivone Maria Mendes; Lapinski, Tatiane Fátima

Abstract:

 
O presente artigo analisa as concepções sobre gênero e masculinidade(s) de pedagogos em formação, buscando discutir de que forma a inserção deles no contexto universitário tem repercutido na (re)construção de suas masculinidades. Enfoca ainda aspectos da formação em Pedagogia e o papel da Universidade na abordagem das questões de gênero, considerando as incidências ou atravessamentos destas questões nas possibilidades formativas e de atuação profissional às quais os pedagogos têm acesso. As narrativas produzidas pelos sujeitos da pesquisa, no contexto de um grupo focal, apontam a vivência de experiências em que suas masculinidades foram questionadas, principalmente em função da escolha profissional. No entanto, eles problematizam esse preconceito como algo que deve ser desnaturalizado, assim como as concepções de gênero que o sustentam. Conclui-se que a Universidade, como outros espaços educativos, pode assumir um papel importante na discussão de padrões normativos de gênero e na desconstrução de práticas discriminatórias nesse âmbito.
 
El presente artículo analiza las concepciones sobre género y masculinidad(s) de pedagogos en formación, buscando discutir de qué forma la inserción de ellos en la universidad tiene repercutido en la (re)construcción de sus masculinidades. Enfoca aún aspectos de la formación en Pedagogía y el papel de la Universidad en el abordaje de las cuestiones de género, considerando las incidencias de éstas en las posibilidades formativas y profesionales. Las narrativas producidas por los participantes, en el contexto de un grupo focal, apuntan a la vivencia de experiencias en que sus masculinidades fueron cuestionadas, principalmente en función de la elección profesional. Sin embargo, ellos problematizan ese preconcepto como algo que debe ser desnaturalizado, así como las concepciones de género que lo sostienen. Se concluye que la Universidad puede asumir un papel importante en la discusión de patrones normativos de género y en la deconstrucción de prácticas discriminatorias en ese ámbito.
 
This article analyzes the conceptions about gender and masculinity (s) of pedagogues in formation, trying to discuss how their insertion in the university context has had repercussion on the (re) construction of their masculinities. It also focuses on aspects of Pedagogy training and the University's role in addressing gender issues, considering the implications or cross-referencing of these issues in the educational and professional possibilities available to the pedagogues. The narratives produced by the research subjects, in the context of a focal group, point to the experience of experiences in which their masculinities were questioned, mainly in function of the professional choice. However, they problematize this prejudice as something that must be denatured, as well as the gender conceptions that support it. It is concluded that the University, like other educational spaces, can play an important role in the discussion of normative gender norms and in the deconstruction of discriminatory practices in this scope.
 

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Revista Diversidade e Educação, v. 7, n. 1, p. 18-26, Jan/Jul. 2019.

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