Entre silenciamentos e invisibilidades: ausência de discussões curriculares e políticas institucionais de gênero e sexualidade na universidade

Silva, Elder Luan dos Santos

Abstract:

 
Esse texto tem como objetivo refletir os processos de silenciamentos e invisibilidades das questões de gênero e sexualidade nos currículos oficiais dos cursos de graduação e nas políticas institucionais de permanência e assistência estudantil da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. A abordagem ao tema foi qualitativa, e adotou-se a perspectiva da etnometodologia, através da realização de uma etnopesquisa implicada. A compreensão de universidade posta pelas estudantes, dão conta de um lugar que ao mesmo tempo em que apresenta-se como um terreiro de diversidades, propício para a saída do armário, vivência e expressão das sexualidades e gêneros não-binários e normativos, é também um espaço marcado por práticas de silenciamento e invisibilização, em especial nos espaços formais de aprendizagem, a exemplo da sala de aula. A instituição universitária tem permanecido inerte, e continua reforçando os discursos hegemônicos sobre gênero, sexualidade, sexo e corpo, sendo espaço de constante produção e reprodução lgbtfobias.
 
Este artículo pretende reflejar los procesos de silencio e invisibilidad de los temas de género y sexualidad en los planes de estudio oficiales de los cursos de licenciatura y en las políticas institucionales de permanencia y asistencia estudiantil de la Universidad Federal de Recôncavo de Bahía. El abordaje al tema fue cualitativo, y se adoptó la perspectiva de la etnometodología, a través de la realización de una etnopesquisa implicada. La comprensión de la universidad puesta por las estudiantes, da cuenta de un lugar que al mismo tiempo que se presenta como un terreiro de diversidades, propicio para la salida del armario, vivencia y expresión de las sexualidades y géneros no binarios y normativos, es también un espacio marcado por prácticas de silenciamiento e invisibilización, en especial en los espacios formales de aprendizaje, a ejemplo del aula. La institución universitaria ha permanecido inerte, y continúa reforzando los discursos hegemónicos sobre género, sexualidad, sexo y cuerpo, siendo espacio de constante producción y reproducción lgbtfobias.
 
This article aims to reflect the processes of silence and invisibility of the issues of gender and sexuality in the official curricula of undergraduate courses and in the institutional policies of permanence and student assistance of the Federal University of the Recôncavo of Bahia. The approach to the subject was qualitative, and the ethnomethodology perspective was adopted, through the accomplishment of an ethnopesquisa implied. The students' understanding of the university reveals a place that at the same time presents itself as a terreiro of diversities, conducive to leaving the closet, living and expressing sexualities and non-binary and normative genres, is also a space marked by silencing and invisibility practices, especially in formal learning spaces, such as the classroom. The university institution has remained inert, and continues to reinforce the hegemonic discourses on gender, sexuality, sex and the body, being a space of constant production and reproduction.
 

Description:

Revista Diversidade e Educação, v. 7, n. 1, p. 39-63, Jan/Jul. 2019.

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