Abstract:
Esse texto tem como objetivo refletir os processos de silenciamentos e invisibilidades
das questões de gênero e sexualidade nos currículos oficiais dos cursos de graduação e
nas políticas institucionais de permanência e assistência estudantil da Universidade
Federal do Recôncavo da Bahia. A abordagem ao tema foi qualitativa, e adotou-se a
perspectiva da etnometodologia, através da realização de uma etnopesquisa implicada.
A compreensão de universidade posta pelas estudantes, dão conta de um lugar que ao
mesmo tempo em que apresenta-se como um terreiro de diversidades, propício para a
saída do armário, vivência e expressão das sexualidades e gêneros não-binários e
normativos, é também um espaço marcado por práticas de silenciamento e
invisibilização, em especial nos espaços formais de aprendizagem, a exemplo da sala de
aula. A instituição universitária tem permanecido inerte, e continua reforçando os
discursos hegemônicos sobre gênero, sexualidade, sexo e corpo, sendo espaço de
constante produção e reprodução lgbtfobias.
Este artículo pretende reflejar los procesos de silencio e invisibilidad de los temas de
género y sexualidad en los planes de estudio oficiales de los cursos de licenciatura y en las políticas institucionales de permanencia y asistencia estudiantil de la Universidad
Federal de Recôncavo de Bahía. El abordaje al tema fue cualitativo, y se adoptó la
perspectiva de la etnometodología, a través de la realización de una etnopesquisa
implicada. La comprensión de la universidad puesta por las estudiantes, da cuenta de un
lugar que al mismo tiempo que se presenta como un terreiro de diversidades, propicio
para la salida del armario, vivencia y expresión de las sexualidades y géneros no
binarios y normativos, es también un espacio marcado por prácticas de silenciamiento e
invisibilización, en especial en los espacios formales de aprendizaje, a ejemplo del aula.
La institución universitaria ha permanecido inerte, y continúa reforzando los discursos
hegemónicos sobre género, sexualidad, sexo y cuerpo, siendo espacio de constante
producción y reproducción lgbtfobias.
This article aims to reflect the processes of silence and invisibility of the issues of
gender and sexuality in the official curricula of undergraduate courses and in the
institutional policies of permanence and student assistance of the Federal University of
the Recôncavo of Bahia. The approach to the subject was qualitative, and the
ethnomethodology perspective was adopted, through the accomplishment of an
ethnopesquisa implied. The students' understanding of the university reveals a place that
at the same time presents itself as a terreiro of diversities, conducive to leaving the
closet, living and expressing sexualities and non-binary and normative genres, is also a
space marked by silencing and invisibility practices, especially in formal learning
spaces, such as the classroom. The university institution has remained inert, and
continues to reinforce the hegemonic discourses on gender, sexuality, sex and the body,
being a space of constant production and reproduction.
Description:
Revista Diversidade e Educação, v. 7, n. 1, p. 39-63, Jan/Jul. 2019.