dc.contributor.author |
Oliveira, Johnny Chaves de |
|
dc.date.accessioned |
2023-05-16T00:19:11Z |
|
dc.date.available |
2023-05-16T00:19:11Z |
|
dc.date.issued |
2019-09-11 |
|
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, J. C. de. Entre as brechas e as grades de pedagogia: transbordamentos das questões de gênero e sexualidades. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 151–177, 2019. DOI: 10.14295/de.v7i1.9056. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9056. Acesso em: 5 maio. 2023. |
pt_BR |
dc.identifier.other |
E-ISSN 2358-8853 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10956 |
|
dc.description |
Revista Diversidade e Educação, v. 7, n. 1, p. 151-177, Jan/Jun. 2019. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente artigo objetiva compreender como os currículos de Pedagogia abordam as
temáticas de gênero e sexualidades na formação docente. Como referencial teórico,
adota-se as reflexões de Michel Foucault, Joan Scott, Judith Butler, além de outros/as
do campo da formação docente. Enquanto opção metodológica, foi realizada análise
documental e de conteúdo dos projetos político-pedagógicos dos cursos, das ementas e
dos programas das disciplinas analisadas. Além disso, foram entrevistados/as oito
professores/as-formadores/as pertencentes à UERJ e à UNIRIO, posto que ambas as
instituições apresentam disciplinas obrigatórias cujas ementas, expressamente,
pretendem trabalhar com estas temáticas. Das análises, extraímos múltiplas práticas e
investimentos pedagógicos criativos, por vezes de abrangência interseccional, que
caracterizam uma noção ampliada de currículo. Como conclusão, temos que as
múltiplas formações destes profissionais contribuem para uma sensibilidade enquanto
competência política-pedagógica para a afirmação da diversidade em suas práticas
didáticas. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
El presente artículo pretende comprender cómo los currículos pedagógicos abordan las
temáticas de género y sexualidad en la formación docente. Como referencial teórico, se
adopta como reflejo de Michel Foucault, Joan Scott, Judith Butler, además de otros / as
del campo de formación docente. Las condiciones metodológicas, se realizaron el
análisis documental y de contenido de los proyectos político-pedagógicos de los cursos,
los menús y los programas de las disciplinas analizadas. Además, fueron entrevistados /
como ocho profesores / como formadores / como pertenecientes a la UERJ ya la
UNIRIO, con el objetivo de dar continuidad a sus tareas, expresamente, pretenden
trabajar con estas temáticas. Los análisis son capaces de multiplicar e invertir creativos pedagógicos, a veces de alcance interseccional, caracterizan una noción ampliada de
currículo. Como conclusión, tenemos que las formas de contraer a los profesionales para
llegar a ser capaces como políticas para la afirmación de la diversidad en sus prácticas
didácticas. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The present article aims to understand how the pedagogical curricula approach the
themes of gender and sexuality in teacher education. As a theoretical reference, it is
adopted as a reflection of Michel Foucault, Joan Scott, Judith Butler, and others in the
field of teacher training. The methodological conditions were the documental and
content analysis of the political-pedagogical projects of the courses, the menus and the
programs of the disciplines analyzed. In addition, eight teachers / as trainers / as
belonging to UERJ and UNIRIO were interviewed, in order to continue their tasks,
expressly intending to work with these themes. The analyzes are capable of multiplying
and investing pedagogical creatives, sometimes intersectional in scope, characterize an
expanded notion of curriculum. As a conclusion, we have to find ways to contract
professionals to become capable as policies for the affirmation of diversity in their
didactic practices. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal do Rio Grande - FURG |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente |
pt_BR |
dc.subject |
Gênero |
pt_BR |
dc.subject |
Sexualidade |
pt_BR |
dc.subject |
Políticas públicas |
pt_BR |
dc.subject |
Formación docente |
pt_BR |
dc.subject |
La sexualidad |
pt_BR |
dc.subject |
Plan de estudios |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Gender |
pt_BR |
dc.subject |
Sexuality |
pt_BR |
dc.subject |
Public policy |
pt_BR |
dc.title |
Entre as brechas e as grades de pedagogia: transbordamentos das questões de gênero e sexualidades |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Entre las brechas y las grades de pedagogía: transbordamentos de las cuestiones de género y sexualidades |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Between gaps and grades of pedagogy: translating gender issues and sexualities |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |