Entre as brechas e as grades de pedagogia: transbordamentos das questões de gênero e sexualidades

Oliveira, Johnny Chaves de

Abstract:

 
O presente artigo objetiva compreender como os currículos de Pedagogia abordam as temáticas de gênero e sexualidades na formação docente. Como referencial teórico, adota-se as reflexões de Michel Foucault, Joan Scott, Judith Butler, além de outros/as do campo da formação docente. Enquanto opção metodológica, foi realizada análise documental e de conteúdo dos projetos político-pedagógicos dos cursos, das ementas e dos programas das disciplinas analisadas. Além disso, foram entrevistados/as oito professores/as-formadores/as pertencentes à UERJ e à UNIRIO, posto que ambas as instituições apresentam disciplinas obrigatórias cujas ementas, expressamente, pretendem trabalhar com estas temáticas. Das análises, extraímos múltiplas práticas e investimentos pedagógicos criativos, por vezes de abrangência interseccional, que caracterizam uma noção ampliada de currículo. Como conclusão, temos que as múltiplas formações destes profissionais contribuem para uma sensibilidade enquanto competência política-pedagógica para a afirmação da diversidade em suas práticas didáticas.
 
El presente artículo pretende comprender cómo los currículos pedagógicos abordan las temáticas de género y sexualidad en la formación docente. Como referencial teórico, se adopta como reflejo de Michel Foucault, Joan Scott, Judith Butler, además de otros / as del campo de formación docente. Las condiciones metodológicas, se realizaron el análisis documental y de contenido de los proyectos político-pedagógicos de los cursos, los menús y los programas de las disciplinas analizadas. Además, fueron entrevistados / como ocho profesores / como formadores / como pertenecientes a la UERJ ya la UNIRIO, con el objetivo de dar continuidad a sus tareas, expresamente, pretenden trabajar con estas temáticas. Los análisis son capaces de multiplicar e invertir creativos pedagógicos, a veces de alcance interseccional, caracterizan una noción ampliada de currículo. Como conclusión, tenemos que las formas de contraer a los profesionales para llegar a ser capaces como políticas para la afirmación de la diversidad en sus prácticas didácticas.
 
The present article aims to understand how the pedagogical curricula approach the themes of gender and sexuality in teacher education. As a theoretical reference, it is adopted as a reflection of Michel Foucault, Joan Scott, Judith Butler, and others in the field of teacher training. The methodological conditions were the documental and content analysis of the political-pedagogical projects of the courses, the menus and the programs of the disciplines analyzed. In addition, eight teachers / as trainers / as belonging to UERJ and UNIRIO were interviewed, in order to continue their tasks, expressly intending to work with these themes. The analyzes are capable of multiplying and investing pedagogical creatives, sometimes intersectional in scope, characterize an expanded notion of curriculum. As a conclusion, we have to find ways to contract professionals to become capable as policies for the affirmation of diversity in their didactic practices.
 

Description:

Revista Diversidade e Educação, v. 7, n. 1, p. 151-177, Jan/Jun. 2019.

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos