Show simple item record

dc.contributor.author Altmann, Helena
dc.contributor.author Mariano, Hugo Romano
dc.date.accessioned 2023-05-16T01:07:28Z
dc.date.available 2023-05-16T01:07:28Z
dc.date.issued 2019-09-11
dc.identifier.citation ALTMANN, H.; MARIANO, H. R. Crianças e adolescentes ministram aulas sobre gênero na universidade: experiência pedagógica e constituição do sujeito. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 244–259, 2019. DOI: 10.14295/de.v7i1.9010. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9010. Acesso em: 5 maio. 2023. pt_BR
dc.identifier.other E-ISSN 2358-8853
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10962
dc.description Revista Diversidade e Educação, v. 7, n. 1, p. 244-259, Jan/Jun. 2019. pt_BR
dc.description.abstract O artigo apresenta e analisa a experiência de formação em nível superior na área de gênero, sexualidade e educação, conduzida na disciplina de graduação intitulada “Corpo, Gênero e Sexualidade”, ministrada na Faculdade de Educação Física da Unicamp. A análise parte de uma atividade pedagógica específica da disciplina, que consiste na participação de crianças e adolescentes ministrando aulas sobre gênero e sexualidade, apresentando projetos por eles desenvolvidos dentro da sua própria escola. A escola adota a metodologia Freinet, garantindo centralidade aos estudantes no processo formativo. As intervenções foram realizadas em 2017 e 2018, quando estudantes do Ensino Fundamental 1 e 2 ministraram às universitárias e universitários duas aulas. A partir de suas apresentações, foi observado que as crianças e adolescentes trabalharam a temática a partir daquilo que as constitui enquanto sujeitos nas relações estabelecidas no contexto escolar e nos processos de normatização, subordinação e sujeição na sociedade como um todo. pt_BR
dc.description.abstract Este artículo presenta el análisis de una experiencia pedagógica propuesta en las clases de la asignatura “Cuerpo, Género y Sexualidad” en la Facultad de Educación Física de Unicamp. Se trata de una actividad en la que niños/as y adolescentes, oriundos/as de una escuela que adopta la metodología Freinet, impartieron dos clases a universitarios/as sobre la temática de género y sexualidad, mediante la presentación de sus proyectos elaborados en la propia escuela. La metodología Freinet garantiza la centralidad del(a) estudiante en el proceso formativo. Las actuaciones han sido realizadas en 2017 y 2018. En los análisis de estas dos clases se observó que niños/as y adolescentes manejan la temática desde lo que las constituyen en las relaciones establecidas en el ambiente escolar y en los procesos de normalización, subordinación y sujeción en la sociedad en general. pt_BR
dc.description.abstract The article presents and analyzes a higher education experience in the area of gender, sexuality and education, conducted in the discipline of "Body, Gender and Sexuality", at the Faculty of Education of the State University of Campinas. The tasks start from a pedagogical activity, with the participation of children and adolescents who provide classes on gender and sexuality, exibiting projects made by themselves at their own school. The school takes the Freinet methodology, ensuring the students’ protagonism on their learning process. The interventions were carried out in 2017 and 2018, when elementary students presented content related to gender to university students. From their views, it was seen that as children and adolescents worked on a thematic from which the subject is incorporated into the rules at the school context and in the processes of normalization, subordination and subjection in society as a whole. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal do Rio Grande - FURG pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Gênero pt_BR
dc.subject Sexualidade pt_BR
dc.subject Educação sexual pt_BR
dc.subject Ensino Superior pt_BR
dc.subject Género pt_BR
dc.subject Sexualidad pt_BR
dc.subject Educación Sexual pt_BR
dc.subject Enseñanza superior pt_BR
dc.subject Gender pt_BR
dc.subject Sexuality pt_BR
dc.subject Sex education pt_BR
dc.subject Higher Education pt_BR
dc.title Crianças e adolescentes ministram aulas sobre gênero na universidade: experiência pedagógica e constituição do sujeito pt_BR
dc.title.alternative Niños/as y adolescentes ministran clases sobre género en la universidad: experiencia pedagógica y constitución del sujeto pt_BR
dc.title.alternative Children and teenagers minister gender classes at university: pedagogical experience and constitution of the subject pt_BR
dc.type article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record