Abstract:
O artigo apresenta e analisa a experiência de formação em nível superior na área de
gênero, sexualidade e educação, conduzida na disciplina de graduação intitulada
“Corpo, Gênero e Sexualidade”, ministrada na Faculdade de Educação Física da
Unicamp. A análise parte de uma atividade pedagógica específica da disciplina, que
consiste na participação de crianças e adolescentes ministrando aulas sobre gênero e
sexualidade, apresentando projetos por eles desenvolvidos dentro da sua própria escola.
A escola adota a metodologia Freinet, garantindo centralidade aos estudantes no
processo formativo. As intervenções foram realizadas em 2017 e 2018, quando
estudantes do Ensino Fundamental 1 e 2 ministraram às universitárias e universitários
duas aulas. A partir de suas apresentações, foi observado que as crianças e adolescentes
trabalharam a temática a partir daquilo que as constitui enquanto sujeitos nas relações
estabelecidas no contexto escolar e nos processos de normatização, subordinação e
sujeição na sociedade como um todo.
Este artículo presenta el análisis de una experiencia pedagógica propuesta en las clases
de la asignatura “Cuerpo, Género y Sexualidad” en la Facultad de Educación Física de
Unicamp. Se trata de una actividad en la que niños/as y adolescentes, oriundos/as de una
escuela que adopta la metodología Freinet, impartieron dos clases a universitarios/as
sobre la temática de género y sexualidad, mediante la presentación de sus proyectos
elaborados en la propia escuela. La metodología Freinet garantiza la centralidad del(a)
estudiante en el proceso formativo. Las actuaciones han sido realizadas en 2017 y 2018.
En los análisis de estas dos clases se observó que niños/as y adolescentes manejan la
temática desde lo que las constituyen en las relaciones establecidas en el ambiente
escolar y en los procesos de normalización, subordinación y sujeción en la sociedad en
general.
The article presents and analyzes a higher education experience in the area of gender,
sexuality and education, conducted in the discipline of "Body, Gender and Sexuality", at
the Faculty of Education of the State University of Campinas. The tasks start from a
pedagogical activity, with the participation of children and adolescents who provide
classes on gender and sexuality, exibiting projects made by themselves at their own
school. The school takes the Freinet methodology, ensuring the students’ protagonism
on their learning process. The interventions were carried out in 2017 and 2018, when
elementary students presented content related to gender to university students. From
their views, it was seen that as children and adolescents worked on a thematic from
which the subject is incorporated into the rules at the school context and in the
processes of normalization, subordination and subjection in society as a whole.
Description:
Revista Diversidade e Educação, v. 7, n. 1, p. 244-259, Jan/Jun. 2019.