dc.contributor.author |
Nascimento, Diego Ebling do |
|
dc.contributor.author |
Afonso, Mariângela da Rosa |
|
dc.date.accessioned |
2023-05-16T22:32:17Z |
|
dc.date.available |
2023-05-16T22:32:17Z |
|
dc.date.issued |
2019-07-20 |
|
dc.identifier.citation |
NASCIMENTO, D. E. do; AFONSO, M. da R. Dança e educação física: narrativas sobre a formação inicial e continuada de bailarinos homossexuais. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 224–251, 2020. DOI: 10.14295/de.v7i2.9200. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9200. Acesso em: 28 abr. 2023. |
pt_BR |
dc.identifier.other |
E-ISSN 2358-8853 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10963 |
|
dc.description |
Revista Diversidade e Educação, v.7 , n.2 , p.224-251 , Jul/Dez 2019. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este estudo se propõe a compartilhar, por meio da escrita narrativa, as trajetórias de vida
de homens cisgêneros, que se reconhecem como homossexuais, são formados em
educação física e trabalham com dança. Por meio de uma pesquisa qualitativa foram
feitas entrevistas com quatro professores/bailarinos que possibilitaram a narração de suas
formações iniciais e continuadas na área da dança e da educação física. Percebemos que
suas práticas corporais anteriores à dança contribuíram de forma significativa para o
ingresso nesta área, o que evidencia a importância das práticas corporais nas escolas. A
escola e as atividades de extensão foram citadas como porta de entrada para o
aprendizado e prática da dança. A universidade foi a responsável por apresentar a dança
para alguns de nossos entrevistados e outros começaram a dançar a partir de experiências
estéticas positivas. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este estudio se propone compartir, por medio de la escritura narrativa, las trayectorias de
vida de hombres cisgéneros, que se reconocen como homosexuales, son formados en
educación física y trabajan con danza. Por medio de una investigación cualitativa se
realizaron entrevistas con cuatro profesores / bailarines que posibilitaron la narración de
sus formaciones iniciales y continuadas en el área de la danza y la educación física.
Percibimos que sus prácticas corporales anteriores a la danza contribuyeron de forma
significativa al ingreso en esta área, lo que evidencia la importancia de las prácticas
corporales en las escuelas. La escuela y las actividades de extensión fueron citadas como
puerta de entrada para el aprendizaje y práctica de la danza. La universidad fue la
responsable de presentar la danza a algunos de nuestros entrevistados y otros empezaron
a bailar a partir de experiencias estéticas positivas. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This study proposes to share, through narrative writing, the life trajectories of cisgenic
men, who recognize themselves as homosexual, trained in physical education and work
with dance. Through a qualitative research, interviews conducted with four teachers /
dancers who enabled the narration of their initial and continued formations in the area of
dance and physical education. We noticed that their pre-dance corporal practices
contributed significantly to the entrance in this area, which highlights the importance of
corporal practices in schools. School and extension activities cited as a gateway to
learning and practicing dance. The university was responsible for presenting the dance to
some of our interviewees and others began to dance from positive aesthetic experiences. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Trabalho realizado com apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal do Rio Grande - FURG |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Dança |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Física |
pt_BR |
dc.subject |
Homossexualidade |
pt_BR |
dc.subject |
Formação |
pt_BR |
dc.subject |
Danza |
pt_BR |
dc.subject |
Educación Física |
pt_BR |
dc.subject |
Homosexualidad |
pt_BR |
dc.subject |
Entrenamiento |
pt_BR |
dc.subject |
Dance |
pt_BR |
dc.subject |
Physical Education |
pt_BR |
dc.subject |
Homosexuality |
pt_BR |
dc.subject |
Formation |
pt_BR |
dc.title |
Dança e educação física: narrativas sobre a formação inicial e continuada de professores/bailarinos homossexuais |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Danza y educación física: narrativas sobre la formación inicial y continuada de profesores/bailarines homosexuales |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Dance and physical education: narratives on initial and continued formation of homosexual teachers/dancers |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |
dc.identifier.doi |
10.14295/de.v7i2.9200 |
pt_BR |