Show simple item record

dc.contributor.author Nascimento, Diego Ebling do
dc.contributor.author Afonso, Mariângela da Rosa
dc.date.accessioned 2023-05-16T22:32:17Z
dc.date.available 2023-05-16T22:32:17Z
dc.date.issued 2019-07-20
dc.identifier.citation NASCIMENTO, D. E. do; AFONSO, M. da R. Dança e educação física: narrativas sobre a formação inicial e continuada de bailarinos homossexuais. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 224–251, 2020. DOI: 10.14295/de.v7i2.9200. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9200. Acesso em: 28 abr. 2023. pt_BR
dc.identifier.other E-ISSN 2358-8853
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10963
dc.description Revista Diversidade e Educação, v.7 , n.2 , p.224-251 , Jul/Dez 2019. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo se propõe a compartilhar, por meio da escrita narrativa, as trajetórias de vida de homens cisgêneros, que se reconhecem como homossexuais, são formados em educação física e trabalham com dança. Por meio de uma pesquisa qualitativa foram feitas entrevistas com quatro professores/bailarinos que possibilitaram a narração de suas formações iniciais e continuadas na área da dança e da educação física. Percebemos que suas práticas corporais anteriores à dança contribuíram de forma significativa para o ingresso nesta área, o que evidencia a importância das práticas corporais nas escolas. A escola e as atividades de extensão foram citadas como porta de entrada para o aprendizado e prática da dança. A universidade foi a responsável por apresentar a dança para alguns de nossos entrevistados e outros começaram a dançar a partir de experiências estéticas positivas. pt_BR
dc.description.abstract Este estudio se propone compartir, por medio de la escritura narrativa, las trayectorias de vida de hombres cisgéneros, que se reconocen como homosexuales, son formados en educación física y trabajan con danza. Por medio de una investigación cualitativa se realizaron entrevistas con cuatro profesores / bailarines que posibilitaron la narración de sus formaciones iniciales y continuadas en el área de la danza y la educación física. Percibimos que sus prácticas corporales anteriores a la danza contribuyeron de forma significativa al ingreso en esta área, lo que evidencia la importancia de las prácticas corporales en las escuelas. La escuela y las actividades de extensión fueron citadas como puerta de entrada para el aprendizaje y práctica de la danza. La universidad fue la responsable de presentar la danza a algunos de nuestros entrevistados y otros empezaron a bailar a partir de experiencias estéticas positivas. pt_BR
dc.description.abstract This study proposes to share, through narrative writing, the life trajectories of cisgenic men, who recognize themselves as homosexual, trained in physical education and work with dance. Through a qualitative research, interviews conducted with four teachers / dancers who enabled the narration of their initial and continued formations in the area of dance and physical education. We noticed that their pre-dance corporal practices contributed significantly to the entrance in this area, which highlights the importance of corporal practices in schools. School and extension activities cited as a gateway to learning and practicing dance. The university was responsible for presenting the dance to some of our interviewees and others began to dance from positive aesthetic experiences. pt_BR
dc.description.sponsorship Trabalho realizado com apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal do Rio Grande - FURG pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Dança pt_BR
dc.subject Educação Física pt_BR
dc.subject Homossexualidade pt_BR
dc.subject Formação pt_BR
dc.subject Danza pt_BR
dc.subject Educación Física pt_BR
dc.subject Homosexualidad pt_BR
dc.subject Entrenamiento pt_BR
dc.subject Dance pt_BR
dc.subject Physical Education pt_BR
dc.subject Homosexuality pt_BR
dc.subject Formation pt_BR
dc.title Dança e educação física: narrativas sobre a formação inicial e continuada de professores/bailarinos homossexuais pt_BR
dc.title.alternative Danza y educación física: narrativas sobre la formación inicial y continuada de profesores/bailarines homosexuales pt_BR
dc.title.alternative Dance and physical education: narratives on initial and continued formation of homosexual teachers/dancers pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi 10.14295/de.v7i2.9200 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record