Abstract:
Este estudo se propõe a compartilhar, por meio da escrita narrativa, as trajetórias de vida
de homens cisgêneros, que se reconhecem como homossexuais, são formados em
educação física e trabalham com dança. Por meio de uma pesquisa qualitativa foram
feitas entrevistas com quatro professores/bailarinos que possibilitaram a narração de suas
formações iniciais e continuadas na área da dança e da educação física. Percebemos que
suas práticas corporais anteriores à dança contribuíram de forma significativa para o
ingresso nesta área, o que evidencia a importância das práticas corporais nas escolas. A
escola e as atividades de extensão foram citadas como porta de entrada para o
aprendizado e prática da dança. A universidade foi a responsável por apresentar a dança
para alguns de nossos entrevistados e outros começaram a dançar a partir de experiências
estéticas positivas.
Este estudio se propone compartir, por medio de la escritura narrativa, las trayectorias de
vida de hombres cisgéneros, que se reconocen como homosexuales, son formados en
educación física y trabajan con danza. Por medio de una investigación cualitativa se
realizaron entrevistas con cuatro profesores / bailarines que posibilitaron la narración de
sus formaciones iniciales y continuadas en el área de la danza y la educación física.
Percibimos que sus prácticas corporales anteriores a la danza contribuyeron de forma
significativa al ingreso en esta área, lo que evidencia la importancia de las prácticas
corporales en las escuelas. La escuela y las actividades de extensión fueron citadas como
puerta de entrada para el aprendizaje y práctica de la danza. La universidad fue la
responsable de presentar la danza a algunos de nuestros entrevistados y otros empezaron
a bailar a partir de experiencias estéticas positivas.
This study proposes to share, through narrative writing, the life trajectories of cisgenic
men, who recognize themselves as homosexual, trained in physical education and work
with dance. Through a qualitative research, interviews conducted with four teachers /
dancers who enabled the narration of their initial and continued formations in the area of
dance and physical education. We noticed that their pre-dance corporal practices
contributed significantly to the entrance in this area, which highlights the importance of
corporal practices in schools. School and extension activities cited as a gateway to
learning and practicing dance. The university was responsible for presenting the dance to
some of our interviewees and others began to dance from positive aesthetic experiences.
Description:
Revista Diversidade e Educação, v.7 , n.2 , p.224-251 , Jul/Dez 2019.