Show simple item record

dc.contributor.author Padilha, Lucia Mara de Lima
dc.contributor.author Dainelli, Elisângela Avelar
dc.contributor.author Silva, Márcia Barbosa da
dc.date.accessioned 2023-05-17T22:03:23Z
dc.date.available 2023-05-17T22:03:23Z
dc.date.issued 2019-02-07
dc.identifier.citation PADILHA, L. M. de L.; DAINELLI, E. A.; SILVA, M. B. da. O processo formativo das acadêmicas de pedagogia: a diversidade de gênero e sexual. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 43–52, 2019. DOI: 10.14295/de.v6i2.8309. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8309. Acesso em: 16 maio. 2023. pt_BR
dc.identifier.other E-ISSN 2358-8853
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10969
dc.description Revista Diversidade e Educação, v. 6, n. 2, p. 43-52, Jul./Dez. 2018. pt_BR
dc.description.abstract Este texto tem por objetivo apresentar resultados parciais de uma pesquisa realizada com alunas dos 2º e dos 4º anos do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa, no ano de 2016. O objetivo da pesquisa foi o de compreender de que forma essas estudantes percebem a diversidade sexual na escola, as suas interpretações sobre o público LGBT e suas perspectivas para trabalhar com a diversidade sexual. Para a coleta dos dados foram aplicados sessenta e nove questionários, numa metodologia exploratória de abordagem qualitativa. A partir da análise realizada, conclui-se que existe uma confusão na percepção das estudantes de Pedagogia com relação a identidade de gênero e orientação sexual, e, essas identidades ou orientações quando fogem aos padrões instituídos historicamente tendem a ser discriminadas ou não compreendidas. pt_BR
dc.description.abstract Este texto tiene por objetivo presentar resultados parciales de una encuesta realizada con alumnas de los 2º y de los 4º años del curso de Licenciatura en Pedagogía del Universidade Estadual de Ponta Grossa, en el año de 2016. . El objetivo de la investigación fue comprender cómo estos estudiantes perciben la diversidad sexual en la escuela, sus interpretaciones sobre el público LGBT y sus perspectivas para trabajar con la diversidad sexual. Para la recolección de los datos se aplicaron sesenta y nueve cuestionarios, en una metodología exploratoria de abordaje cualitativo. A partir del análisis realizado, se concluye que existe una confusión en la percepción de los estudiantes de Pedagogía con relación a la identidad de género y orientación sexual, y, esas identidades o orientaciones cuando huyen a los patrones instituidos históricamente tienden a ser discriminadas o no entendido. pt_BR
dc.description.abstract This text aims to present partial results of a research carried out with students of the 2nd and 4th years of the Degree in Pedagogy the State University of Ponta Grossa, in the year 2016. The purpose of the research was to understand how these students perceive sexual diversity in school, their interpretations of the LGBT public and their perspectives for working with sexual diversity. Sixty-nine questionnaires were used to collect the data, in an exploratory qualitative approach. Based on the analysis carried out, it is concluded that there is confusion in the perception of Pedagogy students regarding gender identity and sexual orientation, and these identities or orientations when they escape the standards established historically tend to be discriminated or not understood. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal do Rio Grande - FURG pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Diversidade pt_BR
dc.subject Sexualidade pt_BR
dc.subject Gênero pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Diversidad pt_BR
dc.subject La sexualidad pt_BR
dc.subject Género pt_BR
dc.subject Formación de profesores pt_BR
dc.subject Diversity pt_BR
dc.subject Sexuality pt_BR
dc.subject Gender pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.title O processo formativo das acadêmicas de pedagogia: a diversidade de gênero e sexual pt_BR
dc.title.alternative El trading procedimiento del academics of pedagogy la diversity of gender y sexual pt_BR
dc.title.alternative The training process of the academics of pedagogy: the diversity of gender and sexual pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi 10.14295/de.v6i2.8309 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record