O processo formativo das acadêmicas de pedagogia: a diversidade de gênero e sexual

Padilha, Lucia Mara de Lima; Dainelli, Elisângela Avelar; Silva, Márcia Barbosa da

Abstract:

 
Este texto tem por objetivo apresentar resultados parciais de uma pesquisa realizada com alunas dos 2º e dos 4º anos do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa, no ano de 2016. O objetivo da pesquisa foi o de compreender de que forma essas estudantes percebem a diversidade sexual na escola, as suas interpretações sobre o público LGBT e suas perspectivas para trabalhar com a diversidade sexual. Para a coleta dos dados foram aplicados sessenta e nove questionários, numa metodologia exploratória de abordagem qualitativa. A partir da análise realizada, conclui-se que existe uma confusão na percepção das estudantes de Pedagogia com relação a identidade de gênero e orientação sexual, e, essas identidades ou orientações quando fogem aos padrões instituídos historicamente tendem a ser discriminadas ou não compreendidas.
 
Este texto tiene por objetivo presentar resultados parciales de una encuesta realizada con alumnas de los 2º y de los 4º años del curso de Licenciatura en Pedagogía del Universidade Estadual de Ponta Grossa, en el año de 2016. . El objetivo de la investigación fue comprender cómo estos estudiantes perciben la diversidad sexual en la escuela, sus interpretaciones sobre el público LGBT y sus perspectivas para trabajar con la diversidad sexual. Para la recolección de los datos se aplicaron sesenta y nueve cuestionarios, en una metodología exploratoria de abordaje cualitativo. A partir del análisis realizado, se concluye que existe una confusión en la percepción de los estudiantes de Pedagogía con relación a la identidad de género y orientación sexual, y, esas identidades o orientaciones cuando huyen a los patrones instituidos históricamente tienden a ser discriminadas o no entendido.
 
This text aims to present partial results of a research carried out with students of the 2nd and 4th years of the Degree in Pedagogy the State University of Ponta Grossa, in the year 2016. The purpose of the research was to understand how these students perceive sexual diversity in school, their interpretations of the LGBT public and their perspectives for working with sexual diversity. Sixty-nine questionnaires were used to collect the data, in an exploratory qualitative approach. Based on the analysis carried out, it is concluded that there is confusion in the perception of Pedagogy students regarding gender identity and sexual orientation, and these identities or orientations when they escape the standards established historically tend to be discriminated or not understood.
 

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Revista Diversidade e Educação, v. 6, n. 2, p. 43-52, Jul./Dez. 2018.

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