Abstract:
Este texto tem por objetivo apresentar resultados parciais de uma pesquisa realizada
com alunas dos 2º e dos 4º anos do curso de Licenciatura em Pedagogia da
Universidade Estadual de Ponta Grossa, no ano de 2016. O objetivo da pesquisa foi o de
compreender de que forma essas estudantes percebem a diversidade sexual na escola, as
suas interpretações sobre o público LGBT e suas perspectivas para trabalhar com a
diversidade sexual. Para a coleta dos dados foram aplicados sessenta e nove
questionários, numa metodologia exploratória de abordagem qualitativa. A partir da
análise realizada, conclui-se que existe uma confusão na percepção das estudantes de
Pedagogia com relação a identidade de gênero e orientação sexual, e, essas identidades
ou orientações quando fogem aos padrões instituídos historicamente tendem a ser
discriminadas ou não compreendidas.
Este texto tiene por objetivo presentar resultados parciales de una encuesta realizada con
alumnas de los 2º y de los 4º años del curso de Licenciatura en Pedagogía del
Universidade Estadual de Ponta Grossa, en el año de 2016. . El objetivo de la
investigación fue comprender cómo estos estudiantes perciben la diversidad sexual en la
escuela, sus interpretaciones sobre el público LGBT y sus perspectivas para trabajar con
la diversidad sexual. Para la recolección de los datos se aplicaron sesenta y nueve
cuestionarios, en una metodología exploratoria de abordaje cualitativo. A partir del
análisis realizado, se concluye que existe una confusión en la percepción de los estudiantes de Pedagogía con relación a la identidad de género y orientación sexual, y,
esas identidades o orientaciones cuando huyen a los patrones instituidos históricamente
tienden a ser discriminadas o no entendido.
This text aims to present partial results of a research carried out with students of the 2nd
and 4th years of the Degree in Pedagogy the State University of Ponta Grossa, in the
year 2016. The purpose of the research was to understand how these students perceive
sexual diversity in school, their interpretations of the LGBT public and their
perspectives for working with sexual diversity. Sixty-nine questionnaires were used to
collect the data, in an exploratory qualitative approach. Based on the analysis carried
out, it is concluded that there is confusion in the perception of Pedagogy students
regarding gender identity and sexual orientation, and these identities or orientations
when they escape the standards established historically tend to be discriminated or not
understood.
Description:
Revista Diversidade e Educação, v. 6, n. 2, p. 43-52, Jul./Dez. 2018.