Mais educadas do que instruídas: recortes sobre a escolarização feminina

Vargas, Juliana Ribeiro de

Abstract:

 
Analiso, neste estudo, discursos circulantes nos processos de escolarização da população feminina encaminharam um modo específico para que meninas e jovens constituíssem determinados comportamentos entendidos como adequados para “o ser mulher”. Como referencial teórico, valho-me dos Estudos Culturais em Educação, dos Estudos de Gênero. Como ferramenta metodológica, articulo pressupostos da análise do discurso, a partir de Foucault. Desta forma, apresento inicialmente, considerações acerca da constituição de um ideário de feminilidade, problematizando-o através das perspectivas teóricas elencadas. Posteriormente, destaco discursos e enunciados sobre a feminilidade constituídos sobre a análise dos processos de escolarização feminina retomando práticas iniciadas no Brasil Colônia e reiteradas até do século XX no contexto brasileiro. Por fim, encerro este estudo com a certeza de que outros discursos aceca das feminilidades poderiam ser problematizados na procura de visibilidade para dimensões sobre o tema.
 
En este estudio, analizo discursos que circulaban en los procesos de escolarización de la población femenina y que orientaron un modo específico para que niñas y jóvenes mujeres adoptasen determinadas conductas como adecuadas al “ser mujer”. Como base teórica, me serviré de los Estudios Culturales en Educación y de los Estudios de Género. Como herramienta metodológica, articulo presupuestos del análisis del discurso a partir de Foucault. Presento, en primer lugar, consideraciones acerca de la constitución de un ideario de feminidad, problematizándolo desde las perspectivas teóricas mencionadas. Posteriormente, destaco discursos y enunciados sobre la feminidad constituidos sobre el análisis de los procesos de escolarización femenina, retomando prácticas iniciadas en el Brasil Colonia y vigentes hasta el siglo XX en el contexto brasileño. Por último, concluyo este estudio con la certeza de que se podrían problematizar otros discursos acerca de las feminidades apuntándose a la visibilidad de dimensiones sobre el tema.
 
In this study, we analyze the discourses that circulate in the schooling processes of the female population which have conducted girls and young women to behave in specific ways understood as adequate for "being a woman". The theoretical frameworks for this analysis are the Cultural Studies on Education and Gender Studies. As a methodological tool, I articulate assumptions from Foucault’s Discourse Analysis. Therefore, firstly, I make considerations on the constitution of ideas of femininity, questioning it through the theoretical perspectives referred. Secondly, I highlight speeches and statements about femininity constituted from the analysis of the processes of female schooling, resuming practices initiated in Brazil Colony and reiterated until the twentieth century in the Brazilian context. Finally, I close this study assured that other discourses related to femininities could be questioned aiming at the visibility of dimensions that on the theme.
 

Description:

Revista Diversidade e Educação, v. 6, n. 2, p. 18-25, Jul./Dez. 2018.

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