Abstract:
Este texto, ao tomar como ponto de apoio uma cena de um audiovisual, promove um
exercício de pensamento sobre temas como violência e diversidade de gênero e
sexualidade no cotidiano da educação básica. Mesmo que esses temas não sejam
recentes, são ainda relevantes e necessários de serem pensados e discutidos na (e com a)
escola. Para tanto, a partir da Análise Cultural, pontuamos que em um tempo de
profundas mudanças sociais, culturais e estéticas não é possível discutir educação,
violência e diversidade sem problematizar tais mudanças e os impactos disso nos
sujeitos sociais. Permanece a questão: o que tem impedido que as discussões sobre
gênero e sexualidade se efetivem no contexto escolar?
Este texto, teniendo como punto de soporte una cena audiovisual, promove el ejercicio
de pensar sobre temas como la violencia y la diversidad de género y sexualidad en la
vida cotidiana de la educación primaria. Estos temas no son nuevos, pero son aún
pertinentes y necesarios para ser pensados y discutidos en la escuela. Para ello, a partir
de la Análisis Cultural, apuntamos que en un momento de profundos cambios sociales,
culturales y estéticos no es posible hablar de educación, violencia y diversidad sin
discutir esto y los impactos de la misma en sujetos sociales. Así, la pregunta sigue
siendo: ¿Qué ha impedido que los debates sobre género y sexualidad esteban presentes
en el contexto escolar?
This text, while taking audiovisual scene, promotes an exercise of thinking about
violence and diversity of gender and sexuality in the daily life of primary education.
These themes are not recent, but they are still relevant and needed to be discussed in
(and with) school. So, close to Cultural Analysis, we appoint that at a time of profound
social, cultural and aesthetic changes it is not possible to discuss education, violence
and diversity without discussing such changes and the impacts of it in social subjects.
So, a question remains: what has prevented that discussions about gender and sexuality
are present in the school context?
Description:
Revista Diversidade e Educação, v. 6, n. 2, p. 26-33, Jul./Dez. 2018.