Abstract:
Gênero e altas habilidades/superdotação (AH/SD), juntos, é um tema contemporâneos
na educação e sociedade. Assim, o objetivo deste texto foi pensar sobre a desigualdade
de gênero nas AH/SD. O método foi bibliográfico, a fonte foi o Google Acadêmico e a
análise quanti-qualitativa. Os resultados foram que, de mil artigos, 3 foram sobre o
tema. Os artigos apontam para que as questões de gênero prejudicam, principalmente, as
meninas na identificação da superdotação e, consequentemente, não recebem
atendimento educacional especializado. Isto aponta para a desigualdade de gênero, a
qual é influenciada pela heteronormatividade e por crenças pautadas numa ideia
específica de racionalidade. Considera-se que discutir gênero é essencial para uma
mudança social e que há imensa falta de estudos sobre identidades de gênero na
superdotação
Género y altas capacidades/superdotación, juntos, es un tema contemporáneo en la
educación y sociedad. Así, el objetivo de este texto fue pensar sobre la desigualdad de
género en la superdotación. El método fue bibliográfico, la fuente fue el Google
Académico y el análisis fue cuanti-cualitativa. Los resultados fueran que, de mil
artículos, 3 fueran sobre el tema. Ellos apuntan para que las cuestiones de género dañan,
principalmente, las niñas en la identificación de la superdotación y, por eso, no tienen el
atendimiento educacional especializado. Esto apunta para la desigualdad de género, la
cual es influenciada por la heteronormatividade y mitos basados en una idea específica
de racionalidad. Considerase que discutir género es esencial a un cambio social y que
hay grande falta de estudios sobre identidades de género en la superdotación.
Gender and high abilities/giftedness, together, are current subjects in education and
society. Then the objective of this text was to think about inequality of gender in
giftedness. Method was bibliographic, the source was Academic Google and analysis
was quantitative and qualitative. Results were, among one thousand papers, 3 was about
the subject. They points question around gender damage, especially, girls during
identification of giftedness and, because that, they do not have specialized educational
service. This points to inequality of gender that is influenced by heteronormativity and
some myths based on a specific rationality. It considers to discuss gender is essential to
a social change and there is a wide lack of studies about identities of gender.
Description:
Um recorte desta pesquisa foi apresentado na I Jornada Científico-Cultural da UNICENTRO (2018) sob o título: “...Eu gosto de meninos e meninas”: gênero e altas habilidades/superdotação. // Revista Diversidade e Educação, v. 6, n. 2, p. 62-70, Jul./Dez. 2018.