Show simple item record

dc.contributor.author Simões, Aline Giorgis Santos
dc.contributor.author Voss, Dulce Mari Silva
dc.date.accessioned 2023-05-17T22:20:06Z
dc.date.available 2023-05-17T22:20:06Z
dc.date.issued 2019-01
dc.identifier.citation SIMÕES, A. G. S.; VOSS, D. M. S. O que é dito sobre os sujeitos que escapam à norma na escola. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 90–98, 2019. DOI: 10.14295/de.v6i2.8492. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8492. Acesso em: 16 maio. 2023. pt_BR
dc.identifier.other E-ISSN 2358-8853
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10973
dc.description Revista Diversidade e Educação, v. 6, n. 2, p. 90-98, Jul./Dez. 2018. pt_BR
dc.description.abstract Esse estudo origina-se de uma pesquisa bibliográfica de textos publicados no Portal da Associação Nacional de Pesquisadores da Educação (ANPED) pelo Grupo de Trabalho Gênero, Sexualidade e Educação (GT23) acerca da produção discursiva de identidades sexuais que escapam ao padrão heteronormativo no ambiente escolar. Adota-se a análise de discurso com base nas teorias foucaultianas, abordando as inter-relações da sexualidade com as políticas de identidade e a educação no sentido de descrever e analisar os modos como são produzidas identidades sexuais desviantes. Os textos indicam que a presença de professoras trans e os movimentos sociais constituem-se em forças de resistência que desestabilizam os discursos heteronormativos presentes nos currículos e nas relações no interior das instituições escolares, o que demonstra a impossibilidade de negar a pluralidade sexual na contemporaneidade. pt_BR
dc.description.abstract Este estudio se origina de una investigación bibliográfica de textos publicados en el Portal de la Asociación Nacional de Investigadores de la Educación (ANPED) por el Grupo de Trabajo Género, Sexualidad y Educación (GT23) sobre la producción discursiva de identidades sexuales que escapan al patrón heteronormativo en el ambiente escolar. Se adopta el análisis de discurso basado en las teorías foucaultianas, abordando las interrelaciones de la sexualidad con las políticas de identidad y la educación en el sentido de describir y analizar los modos como se producem identidades sexuales desviantes. Los textos indican que la presencia de profesoras trans y los movimientos sociales se constituyen en fuerzas de resistencia que desestabilizan los discursos heteronormativos presentes en los currículos y en las relaciones dentro de las instituciones escolares, lo que demuestra la imposibilidad de negar la pluralidad sexual en la contemporaneidad. pt_BR
dc.description.abstract This study originates from a bibliographical research of texts published in the Portal of the National Association of Researchers of Education (ANPED) by the Working Group on Gender, Sexuality and Education (GT23) about discursive production takes place around sexual identities that escape the heteronormative pattern in the school. Discourse analysis based on Foucaultian theories was adopted, addressing the interrelationships of sexuality with identity and education policies in the sense of describing and nalyzing analyze how they are produced deviant sexual identities. The texts indicate that the presence of trans teachers and social movements constitute resistance forces that destabilize the heteronormative discourse in the curricula and relations within school institutions, which demonstrates the impossibility of denying sexual plurality in contemporary times. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal do Rio Grande - FURG pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Sexualidades pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Discursos pt_BR
dc.subject Identidades pt_BR
dc.subject Educación pt_BR
dc.subject Sexualities pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Speeches pt_BR
dc.subject Identities pt_BR
dc.title O que é dito sobre os sujeitos que escapam à norma na escola pt_BR
dc.title.alternative Qué es dicho sobre los sujetos que escapen a la norma en la escuela pt_BR
dc.title.alternative What is said about the subjects who escape the norm in the school pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi 10.14295/de.v6i2.8492 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record