O que é dito sobre os sujeitos que escapam à norma na escola

Simões, Aline Giorgis Santos; Voss, Dulce Mari Silva

Abstract:

 
Esse estudo origina-se de uma pesquisa bibliográfica de textos publicados no Portal da Associação Nacional de Pesquisadores da Educação (ANPED) pelo Grupo de Trabalho Gênero, Sexualidade e Educação (GT23) acerca da produção discursiva de identidades sexuais que escapam ao padrão heteronormativo no ambiente escolar. Adota-se a análise de discurso com base nas teorias foucaultianas, abordando as inter-relações da sexualidade com as políticas de identidade e a educação no sentido de descrever e analisar os modos como são produzidas identidades sexuais desviantes. Os textos indicam que a presença de professoras trans e os movimentos sociais constituem-se em forças de resistência que desestabilizam os discursos heteronormativos presentes nos currículos e nas relações no interior das instituições escolares, o que demonstra a impossibilidade de negar a pluralidade sexual na contemporaneidade.
 
Este estudio se origina de una investigación bibliográfica de textos publicados en el Portal de la Asociación Nacional de Investigadores de la Educación (ANPED) por el Grupo de Trabajo Género, Sexualidad y Educación (GT23) sobre la producción discursiva de identidades sexuales que escapan al patrón heteronormativo en el ambiente escolar. Se adopta el análisis de discurso basado en las teorías foucaultianas, abordando las interrelaciones de la sexualidad con las políticas de identidad y la educación en el sentido de describir y analizar los modos como se producem identidades sexuales desviantes. Los textos indican que la presencia de profesoras trans y los movimientos sociales se constituyen en fuerzas de resistencia que desestabilizan los discursos heteronormativos presentes en los currículos y en las relaciones dentro de las instituciones escolares, lo que demuestra la imposibilidad de negar la pluralidad sexual en la contemporaneidad.
 
This study originates from a bibliographical research of texts published in the Portal of the National Association of Researchers of Education (ANPED) by the Working Group on Gender, Sexuality and Education (GT23) about discursive production takes place around sexual identities that escape the heteronormative pattern in the school. Discourse analysis based on Foucaultian theories was adopted, addressing the interrelationships of sexuality with identity and education policies in the sense of describing and nalyzing analyze how they are produced deviant sexual identities. The texts indicate that the presence of trans teachers and social movements constitute resistance forces that destabilize the heteronormative discourse in the curricula and relations within school institutions, which demonstrates the impossibility of denying sexual plurality in contemporary times.
 

Description:

Revista Diversidade e Educação, v. 6, n. 2, p. 90-98, Jul./Dez. 2018.

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