Abstract:
Esse estudo origina-se de uma pesquisa bibliográfica de textos publicados no Portal da
Associação Nacional de Pesquisadores da Educação (ANPED) pelo Grupo de Trabalho
Gênero, Sexualidade e Educação (GT23) acerca da produção discursiva de identidades
sexuais que escapam ao padrão heteronormativo no ambiente escolar. Adota-se a análise
de discurso com base nas teorias foucaultianas, abordando as inter-relações da
sexualidade com as políticas de identidade e a educação no sentido de descrever e
analisar os modos como são produzidas identidades sexuais desviantes. Os textos
indicam que a presença de professoras trans e os movimentos sociais constituem-se em
forças de resistência que desestabilizam os discursos heteronormativos presentes nos
currículos e nas relações no interior das instituições escolares, o que demonstra a
impossibilidade de negar a pluralidade sexual na contemporaneidade.
Este estudio se origina de una investigación bibliográfica de textos publicados en el
Portal de la Asociación Nacional de Investigadores de la Educación (ANPED) por el
Grupo de Trabajo Género, Sexualidad y Educación (GT23) sobre la producción
discursiva de identidades sexuales que escapan al patrón heteronormativo en el
ambiente escolar. Se adopta el análisis de discurso basado en las teorías foucaultianas,
abordando las interrelaciones de la sexualidad con las políticas de identidad y la
educación en el sentido de describir y analizar los modos como se producem identidades
sexuales desviantes. Los textos indican que la presencia de profesoras trans y los
movimientos sociales se constituyen en fuerzas de resistencia que desestabilizan los
discursos heteronormativos presentes en los currículos y en las relaciones dentro de las
instituciones escolares, lo que demuestra la imposibilidad de negar la pluralidad sexual
en la contemporaneidad.
This study originates from a bibliographical research of texts published in the Portal of
the National Association of Researchers of Education (ANPED) by the Working Group
on Gender, Sexuality and Education (GT23) about discursive production takes place
around sexual identities that escape the heteronormative pattern in the school. Discourse
analysis based on Foucaultian theories was adopted, addressing the interrelationships of
sexuality with identity and education policies in the sense of describing and nalyzing
analyze how they are produced deviant sexual identities. The texts indicate that the
presence of trans teachers and social movements constitute resistance forces that
destabilize the heteronormative discourse in the curricula and relations within school
institutions, which demonstrates the impossibility of denying sexual plurality in
contemporary times.
Description:
Revista Diversidade e Educação, v. 6, n. 2, p. 90-98, Jul./Dez. 2018.