Show simple item record

dc.contributor.author Nascimento, Stefany Silva do
dc.contributor.author Santos, Odair José Silva dos
dc.date.accessioned 2023-05-17T22:33:38Z
dc.date.available 2023-05-17T22:33:38Z
dc.date.issued 2019-07
dc.identifier.citation NASCIMENTO, S. S. do.; SANTOS, O. J. S. dos. Estudos de gênero no conto Tchau, de Lygia Bojunga: uma proposta para as aulas de língua portuguesa. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 285–302, 2019. DOI: 10.14295/de.v7i1.8610. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8610. Acesso em: 5 maio. 2023. pt_BR
dc.identifier.other E-ISSN 2358-8853
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10976
dc.description Revista Diversidade e Educação, v. 7, n. 1, p. 285-302, Jan/Jun. 2019. pt_BR
dc.description.abstract O artigo aqui apresentado tem o objetivo de discutir sobre a função do aluno, leitor em formação, no processo de leitura literária, compreendendo esse estudante como um elemento primordial para que haja a significação do texto literário lido em sala de aula. Para realização deste estudo, utilizamos as investigações da Estética da Recepção, nas vozes de Iser (1996; 1999) e Jauss (1994), estudiosos que postulam ideias fundamentais para o melhor entendimento do papel desempenhado pelo leitor. Nesse sentido, apresentamos um modelo de sequência didática produzida nos parâmetros de Cosson (2014), aplicando um estudo do conto Tchau (2014), de Lygia Bojunga, bem como as possíveis reflexões que podem surgir após sua aplicação em aulas de Língua Portuguesa. pt_BR
dc.description.abstract El artículo aquí presentado tiene el objetivo de discutir sobre la función del alumno, lector en formación, en el proceso de lectura literaria, comprendiendo a ese estudiante como un elemento primordial para que haya la significación del texto literario leído en el aula. Para la realización de este estudio, utilizamos las investigaciones de la Estética de la Recepción, en las voces de Iser (1996, 1999) y Jauss (1994), estudiosos que postulan ideas fundamentales para el mejor entendimiento del papel desempeñado por el lector. En este sentido, se presentan una secuencia didáctica producida en los parámetros de Cosson (2014), aplicando el estudio del cuento Tchau (2014), de Lygia Bojunga así como las posibles reflexiones que pueden surgir después de su aplicación en clases de portugués. pt_BR
dc.description.abstract The article presented here aims to discuss the role of the student, reader in formation, in the process of literary reading, understanding this student as a primordial element to have the meaning of the literary text read in the classroom. In order to carry out this study, we used the reception aesthetics investigations, in the voices of Iser (1996; 1999) and Jauss (1994), who postulate fundamental ideas for a better understanding of the role played by the reader. In this sense, we present a model of didactic sequence produced in the parameters of Cosson (2014), applying a study of the tale Tchau (2014), of Lygia Bojunga, as well as the possible reflections that may arise after its application in classes of Portuguese. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal do Rio Grande - FURG pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Leitor pt_BR
dc.subject Conto Tchau pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Lector pt_BR
dc.subject Cuento Tchau pt_BR
dc.subject Enseñanza pt_BR
dc.subject Reader pt_BR
dc.subject Tale Tchau pt_BR
dc.subject Teaching pt_BR
dc.title Estudos de gênero no conto Tchau, de Lygia Bojunga: uma proposta para as aulas de língua portuguesa pt_BR
dc.title.alternative Estudios de género em el cuento Tchau, de Lygia Bojunga: una proposta para las clases de lengua portuguesa pt_BR
dc.title.alternative Gender studies in the tale called "Tchau", written by Lygia Bojunga: a proposal for portuguese classes pt_BR
dc.type article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record