Estudos de gênero no conto Tchau, de Lygia Bojunga: uma proposta para as aulas de língua portuguesa

Nascimento, Stefany Silva do; Santos, Odair José Silva dos

Abstract:

 
O artigo aqui apresentado tem o objetivo de discutir sobre a função do aluno, leitor em formação, no processo de leitura literária, compreendendo esse estudante como um elemento primordial para que haja a significação do texto literário lido em sala de aula. Para realização deste estudo, utilizamos as investigações da Estética da Recepção, nas vozes de Iser (1996; 1999) e Jauss (1994), estudiosos que postulam ideias fundamentais para o melhor entendimento do papel desempenhado pelo leitor. Nesse sentido, apresentamos um modelo de sequência didática produzida nos parâmetros de Cosson (2014), aplicando um estudo do conto Tchau (2014), de Lygia Bojunga, bem como as possíveis reflexões que podem surgir após sua aplicação em aulas de Língua Portuguesa.
 
El artículo aquí presentado tiene el objetivo de discutir sobre la función del alumno, lector en formación, en el proceso de lectura literaria, comprendiendo a ese estudiante como un elemento primordial para que haya la significación del texto literario leído en el aula. Para la realización de este estudio, utilizamos las investigaciones de la Estética de la Recepción, en las voces de Iser (1996, 1999) y Jauss (1994), estudiosos que postulan ideas fundamentales para el mejor entendimiento del papel desempeñado por el lector. En este sentido, se presentan una secuencia didáctica producida en los parámetros de Cosson (2014), aplicando el estudio del cuento Tchau (2014), de Lygia Bojunga así como las posibles reflexiones que pueden surgir después de su aplicación en clases de portugués.
 
The article presented here aims to discuss the role of the student, reader in formation, in the process of literary reading, understanding this student as a primordial element to have the meaning of the literary text read in the classroom. In order to carry out this study, we used the reception aesthetics investigations, in the voices of Iser (1996; 1999) and Jauss (1994), who postulate fundamental ideas for a better understanding of the role played by the reader. In this sense, we present a model of didactic sequence produced in the parameters of Cosson (2014), applying a study of the tale Tchau (2014), of Lygia Bojunga, as well as the possible reflections that may arise after its application in classes of Portuguese.
 

Description:

Revista Diversidade e Educação, v. 7, n. 1, p. 285-302, Jan/Jun. 2019.

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