Show simple item record

dc.contributor.author Gonini, Fátima Aparecida Coelho
dc.contributor.author Petrenas, Rita de Cássia
dc.contributor.author Mokwa, Valéria Marta Nonato Fernandes
dc.date.accessioned 2023-05-17T22:39:44Z
dc.date.available 2023-05-17T22:39:44Z
dc.date.issued 2018-12
dc.identifier.citation PETRENAS, R. C.; GONINI, F. A. C.; MOKWA, V. M. N. F. Será que eles voltaram para ficar? Homens na docência dos anos iniciais de escolarização. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 71–80, 2019. DOI: 10.14295/de.v6i2.8454. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8454. Acesso em: 16 maio. 2023. pt_BR
dc.identifier.other E-ISSN 2358-8853
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10977
dc.description Revista Diversidade e Educação, v. 6, n. 2, p. 71-80, Jul./Dez. 2018. pt_BR
dc.description.abstract Buscamos refletir sobre a presença de homens no curso de Pedagogia, caracterizado como curso feminino, nas últimas décadas, em nosso país. Para atingir o objetivo, realizamos levantamento bibliográfico e aplicamos um questionário com quatro participantes, sendo a análise do material feita através da Análise de Conteúdo Temática. A análise procedeu a partir das questões respondidas, realizando agrupamentos de temas considerados análogos, através de aspectos relevantes destacamos a valorização dos participantes por cursarem o ensino superior, a vontade de continuar estudando em áreas da educação, a consciência que podem fazer a diferença na mudança da sociedade e que a temática de gênero é pouco discutida nos cursos de formação docente. pt_BR
dc.description.abstract Buscamos reflexionar sobre la presencia de hombres en el curso de Pedagogía, siempre caracterizado como un curso femenino durante las últimas décadas en nuestro país. Para alcanzar la meta, llevamos a cabo un enfoque bibliográfico y aplicamos un cuestionario realizado por cuatro participantes, y el análisis del material se llevó a cabo a través del análisis de contenido. El análisis procedió de las preguntas que fueron respondidas, haciendo grupos de temas similares. Como aspectos relevantes que surgieron, podemos destacar el valor que los participantes asignaron a la educación superior, la voluntad de continuar estudiando en áreas relacionadas con la educación, la idea de que pueden hacer una diferencia en la sociedad y que el tema del género es muy poco discutido en los cursos de formación docente. pt_BR
dc.description.abstract We sought to reflect about the presence of men in the Pedagogy course, always characterized as a female course for the last decades in our country. In order to reach the goal, we carried out a bibliographic approach and applied a questionnaire taken by four participants, and the analysis of the material was carried out through content analysis. The analysis proceeded from the questions that were answered, by making groups of similar themes. As relevant aspects that rose, we can highlight the value that the participants placed in higher education, the will to continue studying in areas related to education, the idea that they can make a difference in society, and that the gender theme is very little discussed in the teacher formation courses. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal do Rio Grande - FURG pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Práticas escolares pt_BR
dc.subject Gênero pt_BR
dc.subject Formación del profesorado pt_BR
dc.subject Prácticas escolares pt_BR
dc.subject Género pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject School practices pt_BR
dc.subject Gender pt_BR
dc.title Será que eles voltaram para ficar? Homens na docência dos anos iniciais de escolarização pt_BR
dc.title.alternative Están aquí para quedarse? Los hombres como professores en los años iniciales de la escuela pt_BR
dc.title.alternative Are they back to stay? Men in the official teaching of the initial years of schooling pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi 10.14295/de.v6i2.8454 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record