Será que eles voltaram para ficar? Homens na docência dos anos iniciais de escolarização

Gonini, Fátima Aparecida Coelho; Petrenas, Rita de Cássia; Mokwa, Valéria Marta Nonato Fernandes

Abstract:

 
Buscamos refletir sobre a presença de homens no curso de Pedagogia, caracterizado como curso feminino, nas últimas décadas, em nosso país. Para atingir o objetivo, realizamos levantamento bibliográfico e aplicamos um questionário com quatro participantes, sendo a análise do material feita através da Análise de Conteúdo Temática. A análise procedeu a partir das questões respondidas, realizando agrupamentos de temas considerados análogos, através de aspectos relevantes destacamos a valorização dos participantes por cursarem o ensino superior, a vontade de continuar estudando em áreas da educação, a consciência que podem fazer a diferença na mudança da sociedade e que a temática de gênero é pouco discutida nos cursos de formação docente.
 
Buscamos reflexionar sobre la presencia de hombres en el curso de Pedagogía, siempre caracterizado como un curso femenino durante las últimas décadas en nuestro país. Para alcanzar la meta, llevamos a cabo un enfoque bibliográfico y aplicamos un cuestionario realizado por cuatro participantes, y el análisis del material se llevó a cabo a través del análisis de contenido. El análisis procedió de las preguntas que fueron respondidas, haciendo grupos de temas similares. Como aspectos relevantes que surgieron, podemos destacar el valor que los participantes asignaron a la educación superior, la voluntad de continuar estudiando en áreas relacionadas con la educación, la idea de que pueden hacer una diferencia en la sociedad y que el tema del género es muy poco discutido en los cursos de formación docente.
 
We sought to reflect about the presence of men in the Pedagogy course, always characterized as a female course for the last decades in our country. In order to reach the goal, we carried out a bibliographic approach and applied a questionnaire taken by four participants, and the analysis of the material was carried out through content analysis. The analysis proceeded from the questions that were answered, by making groups of similar themes. As relevant aspects that rose, we can highlight the value that the participants placed in higher education, the will to continue studying in areas related to education, the idea that they can make a difference in society, and that the gender theme is very little discussed in the teacher formation courses.
 

Description:

Revista Diversidade e Educação, v. 6, n. 2, p. 71-80, Jul./Dez. 2018.

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos