Abstract:
Buscamos refletir sobre a presença de homens no curso de Pedagogia, caracterizado
como curso feminino, nas últimas décadas, em nosso país. Para atingir o objetivo,
realizamos levantamento bibliográfico e aplicamos um questionário com quatro
participantes, sendo a análise do material feita através da Análise de Conteúdo
Temática. A análise procedeu a partir das questões respondidas, realizando
agrupamentos de temas considerados análogos, através de aspectos relevantes
destacamos a valorização dos participantes por cursarem o ensino superior, a vontade de
continuar estudando em áreas da educação, a consciência que podem fazer a diferença
na mudança da sociedade e que a temática de gênero é pouco discutida nos cursos de
formação docente.
Buscamos reflexionar sobre la presencia de hombres en el curso de Pedagogía, siempre
caracterizado como un curso femenino durante las últimas décadas en nuestro país. Para
alcanzar la meta, llevamos a cabo un enfoque bibliográfico y aplicamos un cuestionario
realizado por cuatro participantes, y el análisis del material se llevó a cabo a través del
análisis de contenido. El análisis procedió de las preguntas que fueron respondidas,
haciendo grupos de temas similares. Como aspectos relevantes que surgieron, podemos
destacar el valor que los participantes asignaron a la educación superior, la voluntad de
continuar estudiando en áreas relacionadas con la educación, la idea de que pueden
hacer una diferencia en la sociedad y que el tema del género es muy poco discutido en
los cursos de formación docente.
We sought to reflect about the presence of men in the Pedagogy course, always
characterized as a female course for the last decades in our country. In order to reach the
goal, we carried out a bibliographic approach and applied a questionnaire taken by four
participants, and the analysis of the material was carried out through content analysis.
The analysis proceeded from the questions that were answered, by making groups of
similar themes. As relevant aspects that rose, we can highlight the value that the
participants placed in higher education, the will to continue studying in areas related to
education, the idea that they can make a difference in society, and that the gender theme
is very little discussed in the teacher formation courses.
Description:
Revista Diversidade e Educação, v. 6, n. 2, p. 71-80, Jul./Dez. 2018.