Abstract:
O presente artigo buscou investigar como o atendimento psicológico é conduzido ao
público LGBTI+, tendo em vista o Código de Ética Profissional para nortear seu exercício
clínico que estabelece normas de atuação para os psicólogos em relação à questão da
orientação sexual. Baseado nos estudos sobre a sexualidade e os gêneros e, em especial,
os relativos à diversidade sexual, promoveu-se uma discussão ética sobre as vicissitudes
do que é oferecido pelos Serviços-Escola de Psicologia. Para tanto, foi realizada uma
pesquisa descritiva, de caráter documental e tratada pela análise de categoria de Flores. Após a interpretação dos dados, conclui-se que o serviço oferecido foi conduzido de
forma ética visando à promoção de saúde do paciente. Entretanto, notou-se uma
precariedade nos relatos e uso equivocado da nomenclatura, o que preconiza a
necessidade da inclusão de disciplinas relacionadas a gênero e diversidade.
El presente artículo investiga como la atención psicológica es conducido al público
LGBTI+, con miras a el Código de Ética para nortear su ejercicio clínico que establece
normas de acción para los psicólogos en relación a la interrogación de la orientación
sexual. Basado en los estudios sobre a sexualidad y género y, en especial los relativos a
la diversidad sexual, se promovió una discusión ética sobre las vicisitudes del que es
ofrecido por los Servicios-Escuela de Psicología. Luego fue realizada una investigación
descriptiva, de carácter documental y tratada por el análisis de categoría de Flores.
Después de la interpretación de los datos, se concluye que el servicio ofrecido fue
conducido de forma ética visando la promoción de salud del paciente. Se notó una
precariedad en los relatos y uso equivocado de la nomenclatura, lo que preconiza la
necesidad de la inclusión de disciplinas relacionadas a la género y diversidad.
The present article sought to investigate how psychological care is conducted to the
LGBTI + public, in view of the Code of Professional Ethics of the Psychologist to guide
its clinical practice and the Resolution of the CFP nº 1/99 that establishes standards of
performance for psychologists in how to act in cases of sexual orientation. Based on the
studies on sexuality and gender, and especially those related to sexual diversity, an ethical
discussion about of what was offered and promoted by the School Psychology Services.
A descriptive research was done by documentary character and treated by the category
analysis of Flores. After the interpretation of the data, it was concluded that the service
offered was conducted in an ethical manner aiming at promoting the patient's health.
However, there was a poor use of nomenclature in the reports, which advocates the need
to include disciplines related to gender and diversity.
Description:
Revista Diversidade e Educação, v. 7, n. 1, p. 376-395, Jan/Jun. 2019.