dc.contributor.author |
Oliveira, Ribamar José de |
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dc.contributor.author |
Fortes, Lore |
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dc.date.accessioned |
2023-05-17T22:47:06Z |
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dc.date.available |
2023-05-17T22:47:06Z |
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dc.date.issued |
2019-02-07 |
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dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, R. J. de.; FORTES, L. O tempo de exceção do riso no reisado: a cartografia da performance de brincantes transviados e o terreiro do mestre como espaço educativo. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 53–61, 2019. DOI: 10.14295/de.v6i2.8378. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8378. Acesso em: 16 maio. 2023. |
pt_BR |
dc.identifier.other |
E-ISSN 2358-8853 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10979 |
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dc.description |
Revista Diversidade e Educação, v. 6, n. 2, p. 53-61, Jul./Dez. 2018. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A partir do pensamento de Albuquerque Junior (2013) sobre a comemoração como a
experiência de um tempo fronteiriço e diante das reflexões de Barroso (2018) sobre o
riso do brincante nas cenas de Reisado nordestino, o trabalho propõe tecer uma
cartografia da performance de pessoas LGBTT+ nos grupos de Reisado em Juazeiro do
Norte, interior do Ceará, para pensar a construção do território existencial no plano
cartográfico (ALVAREZ; PASSOS; 2009) como espaço educativo na tessitura da
cultura popular na região do Cariri cearense. Diante de uma pesquisa-intervenção,
pretende-se levar em consideração a experiência da brincante Francisca da Silva para
avançar a análise de gênero e sexualidades no Reisado, no sentido de refletir sobre
outras possíveis subversões no enredo da dança popular e do rito tradicional através da
performance no cortejo cênico. Percebe-se, entre Mestre e brincante, os processos de
ensino-aprendizagem da dança como potentes pedagogias culturais. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A partir del pensamiento de Albuquerque Junior (2013) sobre la conmemoración como
la experiencia de un tiempo fronterizo y ante las reflexiones de Barroso (2018) sobre la
risa del juego en las escenas de Reisado nordestino, el trabajo propone realizar una
cartografía de la performance de personas (En el caso de las mujeres), en el caso de las
mujeres, en el caso de las mujeres. Ante una investigación-intervención, se pretende
tener en cuenta la experiencia del brincante transexual Francisca da Silva para avanzar
el análisis de género y sexualidades en el Reisado, en el sentido de reflexionar sobre
otras posibles subversiones en la trama de la danza popular y del rito tradicional a través
de la performance en el cortejo escénico. Se percibe, entre Maestro y bromeante, los
procesos de enseñanza-aprendizaje de la danza como potentes pedagogías culturales. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
From Albuquerque Junior's thinking (2013) on the celebration as the experience of a
frontier time and before the reflections of Barroso (2018) on the laugh of the player in
the scenes of Reisado northeastern, the work proposes to carry out a cartography of the
performance of people LGBTT + in the Reisado groups in Juazeiro do Norte, interior of
Ceará, to think about the construction of the existential territory in the cartographic
plane (ALVAREZ; PASSOS; 2009) as an educational space in the fabric of popular
culture in the Cariri region of Ceará. In view of an intervention research, it is intended
to take into account the experience of the brincante transexual Francisca da Silva to
advance the analysis of gender and sexuality in Reisado, in order to reflect on other
possible subversions in the plot of popular dance and the traditional rite through of the
performance in the procession. The teaching-learning processes of dance are perceived
as potent cultural pedagogies between Master and braggart. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal do Rio Grande - FURG |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
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dc.subject |
Cartografia |
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dc.subject |
Performance |
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dc.subject |
Educação |
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dc.subject |
Reisado |
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dc.subject |
Cartografía |
pt_BR |
dc.subject |
Educación |
pt_BR |
dc.subject |
Cartography |
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dc.subject |
Education |
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dc.title |
O tempo de exceção do riso no reisado: a cartografia da performance de brincantes transviados e o terreiro do mestre como espaço educativo |
pt_BR |
dc.title.alternative |
El tiempo de excepción del riso en el reisado: la cartografía del performance de brincantes LGBTT+ y el territor del maestro como espacio educativo |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The exception time of the laughter in the reisado: the cartography of the performance of brincantes LGBTT+ and the mestre's territory as educational space |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |
dc.identifier.doi |
10.14295/de.v6i2.8378 |
pt_BR |