O tempo de exceção do riso no reisado: a cartografia da performance de brincantes transviados e o terreiro do mestre como espaço educativo

Oliveira, Ribamar José de; Fortes, Lore

Abstract:

 
A partir do pensamento de Albuquerque Junior (2013) sobre a comemoração como a experiência de um tempo fronteiriço e diante das reflexões de Barroso (2018) sobre o riso do brincante nas cenas de Reisado nordestino, o trabalho propõe tecer uma cartografia da performance de pessoas LGBTT+ nos grupos de Reisado em Juazeiro do Norte, interior do Ceará, para pensar a construção do território existencial no plano cartográfico (ALVAREZ; PASSOS; 2009) como espaço educativo na tessitura da cultura popular na região do Cariri cearense. Diante de uma pesquisa-intervenção, pretende-se levar em consideração a experiência da brincante Francisca da Silva para avançar a análise de gênero e sexualidades no Reisado, no sentido de refletir sobre outras possíveis subversões no enredo da dança popular e do rito tradicional através da performance no cortejo cênico. Percebe-se, entre Mestre e brincante, os processos de ensino-aprendizagem da dança como potentes pedagogias culturais.
 
A partir del pensamiento de Albuquerque Junior (2013) sobre la conmemoración como la experiencia de un tiempo fronterizo y ante las reflexiones de Barroso (2018) sobre la risa del juego en las escenas de Reisado nordestino, el trabajo propone realizar una cartografía de la performance de personas (En el caso de las mujeres), en el caso de las mujeres, en el caso de las mujeres. Ante una investigación-intervención, se pretende tener en cuenta la experiencia del brincante transexual Francisca da Silva para avanzar el análisis de género y sexualidades en el Reisado, en el sentido de reflexionar sobre otras posibles subversiones en la trama de la danza popular y del rito tradicional a través de la performance en el cortejo escénico. Se percibe, entre Maestro y bromeante, los procesos de enseñanza-aprendizaje de la danza como potentes pedagogías culturales.
 
From Albuquerque Junior's thinking (2013) on the celebration as the experience of a frontier time and before the reflections of Barroso (2018) on the laugh of the player in the scenes of Reisado northeastern, the work proposes to carry out a cartography of the performance of people LGBTT + in the Reisado groups in Juazeiro do Norte, interior of Ceará, to think about the construction of the existential territory in the cartographic plane (ALVAREZ; PASSOS; 2009) as an educational space in the fabric of popular culture in the Cariri region of Ceará. In view of an intervention research, it is intended to take into account the experience of the brincante transexual Francisca da Silva to advance the analysis of gender and sexuality in Reisado, in order to reflect on other possible subversions in the plot of popular dance and the traditional rite through of the performance in the procession. The teaching-learning processes of dance are perceived as potent cultural pedagogies between Master and braggart.
 

Description:

Revista Diversidade e Educação, v. 6, n. 2, p. 53-61, Jul./Dez. 2018.

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