Da Lei Maria da Penha para a sala de aula: violências contra as mulheres e o ensino de sociologia

Campos, Mariana de Lima

Abstract:

 
Propõe-se uma discussão acerca da relevância da inserção da temática das violências contra as mulheres nas escolas, evidenciando o papel da disciplina Sociologia. A partir dos princípios epistemológicos de estranhamento e desnaturalização, que possibilitam a transformação de questões sociais em objetos de reflexão, entende-se a temática como um recurso possível para o aprendizado da Sociologia na educação básica. Sob a ótica do processo de implementação da Lei Maria da Penha, evidencia-se como o debate pode subsidiar processos de enfrentamento das violências num âmbito preventivo, por meio da desconstrução das assimetrias de gênero que perpetuam socialmente hierarquias de poder entre homens e mulheres - base e causa das violências, bem como, empecilho à busca da equidade de gênero.
 
Se propone una discusión sobre la relevancia de la inserción de la temática de las violencias contra las mujeres en las escuelas, evidenciando el papel de la disciplina Sociología. A partir de los principios epistemológicos de extrañamiento y desnaturalización, que posibilitan la transformación de cuestiones sociales en objetos de reflexión, se entiende la temática como un recurso posible para el aprendizaje de la Sociología en la educación básica. Bajo la óptica del proceso de implementación de la Ley Maria da Penha, se evidencia cómo el debate puede subsidiar procesos de enfrentamiento de las violencias en un ámbito preventivo, por medio de la deconstrucción de las asimetrías de género que perpetúan socialmente jerarquías de poder entre hombres y mujeres - base y causa de las violencias y obstaculizado a la búsqueda de la equidad de género.
 
It is proposed a discussion about the relevance of the insertion of the theme of violence against women in schools and the role of Sociology. From the epistemological principles of estrangement and denaturalization, which make possible the transformation of social questions into objects of reflection, the theme is understood as a possible resource for the learning of Sociology in basic education. From the perspective of the implementation process of the Maria da Penha Law, it is evident how the debate can subsidize processes of confronting violence in a preventive way, through the deconstruction of the gender asymmetries that socially perpetuate hierarchies of power between men and women - the basis and cause of violence and impediment to the search for gender equity.
 

Description:

Revista Diversidade e Educação, v. 6, n. 2, p. 81-89, Jul./Dez. 2018.

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos