Abstract:
Propõe-se uma discussão acerca da relevância da inserção da temática das violências
contra as mulheres nas escolas, evidenciando o papel da disciplina Sociologia. A partir
dos princípios epistemológicos de estranhamento e desnaturalização, que possibilitam a
transformação de questões sociais em objetos de reflexão, entende-se a temática como
um recurso possível para o aprendizado da Sociologia na educação básica. Sob a ótica
do processo de implementação da Lei Maria da Penha, evidencia-se como o debate pode
subsidiar processos de enfrentamento das violências num âmbito preventivo, por meio
da desconstrução das assimetrias de gênero que perpetuam socialmente hierarquias de
poder entre homens e mulheres - base e causa das violências, bem como, empecilho à
busca da equidade de gênero.
Se propone una discusión sobre la relevancia de la inserción de la temática de las
violencias contra las mujeres en las escuelas, evidenciando el papel de la disciplina
Sociología. A partir de los principios epistemológicos de extrañamiento y
desnaturalización, que posibilitan la transformación de cuestiones sociales en objetos de
reflexión, se entiende la temática como un recurso posible para el aprendizaje de la
Sociología en la educación básica. Bajo la óptica del proceso de implementación de la
Ley Maria da Penha, se evidencia cómo el debate puede subsidiar procesos de
enfrentamiento de las violencias en un ámbito preventivo, por medio de la
deconstrucción de las asimetrías de género que perpetúan socialmente jerarquías de
poder entre hombres y mujeres - base y causa de las violencias y obstaculizado a la
búsqueda de la equidad de género.
It is proposed a discussion about the relevance of the insertion of the theme of violence
against women in schools and the role of Sociology. From the epistemological
principles of estrangement and denaturalization, which make possible the
transformation of social questions into objects of reflection, the theme is understood as a
possible resource for the learning of Sociology in basic education. From the perspective
of the implementation process of the Maria da Penha Law, it is evident how the debate
can subsidize processes of confronting violence in a preventive way, through the
deconstruction of the gender asymmetries that socially perpetuate hierarchies of power
between men and women - the basis and cause of violence and impediment to the search
for gender equity.
Description:
Revista Diversidade e Educação, v. 6, n. 2, p. 81-89, Jul./Dez. 2018.