dc.contributor.author |
Agreli, Milene Soares |
|
dc.contributor.author |
Bruns, Maria Alves de Toledo |
|
dc.date.accessioned |
2023-05-17T22:58:31Z |
|
dc.date.available |
2023-05-17T22:58:31Z |
|
dc.date.issued |
2019-01 |
|
dc.identifier.citation |
AGRELI, M. S.; BRUNS, M. A. T. de. A democratização da universidade e as políticas públicas educacionais para a diversidade sexual no Brasil. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 122–130, 2019. DOI: 10.14295/de.v6i2.8534. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8534. Acesso em: 16 maio. 2023. |
pt_BR |
dc.identifier.other |
E-ISSN 2358-8853 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10984 |
|
dc.description |
Revista Diversidade e Educação, v. 6, n. 2, p. 122-130, Jul./Dez. 2018. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este artigo é uma revisão bibliográfica realizada durante a tese de doutorado A inclusão
da diversidade sexual na Universidade, desenvolvida no Programa de Pós-graduação
em Psicologia da FFCLRP/USP. Propomos neste artigo um diálogo reflexivo acerca da
reivindicação social por democratização do acesso à universidade em interface com as
políticas públicas para a diversidade sexual na educação brasileira. Assim,
compreendemos que o cenário contemporâneo possibilitou que sujeitos que vivenciam a
diversidade sexual passassem a estar presentes nas universidades e reivindicar este
espaço de cultura, saber, conhecimento, e também de possibilidade de ascensão social,
porém, sem alterar significativamente a profunda desigualdade social brasileira. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este artículo es una revisión bibliográfica realizada durante la tesis de doctorado La
inclusión de la diversidad sexual en la Universidad, desarrollada en el Programa de
Postgrado en Psicología de la FFCLRP/USP. Proponemos en este artículo un diálogo
reflexivo sobre la reivindicación social por democratización del acceso a la universidad
en interfaz con las políticas públicas para la diversidad sexual en la educación brasileña.
Así, comprendemos que el escenario contemporáneo posibilitó que sujetos que
vivencian la diversidad sexual pasas a estar presentes en las universidades y reivindicar
este espacio de cultura, saber, conocimiento, y también de posibilidad de ascenso social,
pero sin alterar significativamente la profunda desigualdad social brasileña. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This article is a bibliographical review carried out during the doctoral thesis The
inclusion of sexual diversity in the University, developed in the Postgraduate Program in
Psychology of the FFCLRP/USP. We propose in this article a reflexive dialogue about
the social claim for democratization of access to the university in interface with public
policies for sexual diversity in Brazilian education. Thus, we understand that the
contemporary scenario made it possible for subjects who experience sexual diversity to
be present in the universities and to claim this space of culture, knowledge and the
possibility of social ascension, but without significantly altering the profound Brazilian
social inequality. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal do Rio Grande - FURG |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Diversidade sexual |
pt_BR |
dc.subject |
Diversidad sexual |
pt_BR |
dc.subject |
Sexual diversity |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Educación |
pt_BR |
dc.subject |
Education |
pt_BR |
dc.subject |
Universidade |
pt_BR |
dc.subject |
Universidad |
pt_BR |
dc.subject |
University |
pt_BR |
dc.title |
A democratização da universidade e as políticas públicas educacionais para a diversidade sexual no Brasil |
pt_BR |
dc.title.alternative |
La democratización de la universidad y las políticas publicas educacionales para la diversidad sexual en Brasil |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The democratization of the university and public educational policies for sexual diversity in Brazil |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |
dc.identifier.doi |
10.14295/de.v6i2.8534 |
pt_BR |