A democratização da universidade e as políticas públicas educacionais para a diversidade sexual no Brasil

Agreli, Milene Soares; Bruns, Maria Alves de Toledo

Abstract:

 
Este artigo é uma revisão bibliográfica realizada durante a tese de doutorado A inclusão da diversidade sexual na Universidade, desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Psicologia da FFCLRP/USP. Propomos neste artigo um diálogo reflexivo acerca da reivindicação social por democratização do acesso à universidade em interface com as políticas públicas para a diversidade sexual na educação brasileira. Assim, compreendemos que o cenário contemporâneo possibilitou que sujeitos que vivenciam a diversidade sexual passassem a estar presentes nas universidades e reivindicar este espaço de cultura, saber, conhecimento, e também de possibilidade de ascensão social, porém, sem alterar significativamente a profunda desigualdade social brasileira.
 
Este artículo es una revisión bibliográfica realizada durante la tesis de doctorado La inclusión de la diversidad sexual en la Universidad, desarrollada en el Programa de Postgrado en Psicología de la FFCLRP/USP. Proponemos en este artículo un diálogo reflexivo sobre la reivindicación social por democratización del acceso a la universidad en interfaz con las políticas públicas para la diversidad sexual en la educación brasileña. Así, comprendemos que el escenario contemporáneo posibilitó que sujetos que vivencian la diversidad sexual pasas a estar presentes en las universidades y reivindicar este espacio de cultura, saber, conocimiento, y también de posibilidad de ascenso social, pero sin alterar significativamente la profunda desigualdad social brasileña.
 
This article is a bibliographical review carried out during the doctoral thesis The inclusion of sexual diversity in the University, developed in the Postgraduate Program in Psychology of the FFCLRP/USP. We propose in this article a reflexive dialogue about the social claim for democratization of access to the university in interface with public policies for sexual diversity in Brazilian education. Thus, we understand that the contemporary scenario made it possible for subjects who experience sexual diversity to be present in the universities and to claim this space of culture, knowledge and the possibility of social ascension, but without significantly altering the profound Brazilian social inequality.
 

Description:

Revista Diversidade e Educação, v. 6, n. 2, p. 122-130, Jul./Dez. 2018.

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos