Show simple item record

dc.contributor.author Reis, Neilton dos
dc.contributor.author Leal, Leandro
dc.contributor.author Castro, Roney Polato de
dc.date.accessioned 2023-05-17T22:59:45Z
dc.date.available 2023-05-17T22:59:45Z
dc.date.issued 2019-01
dc.identifier.citation REIS, N. dos.; LEAL, L.; CASTRO, R. P. de. Riscar e confundir e morrer de rir: produzindo terrorismos nas resistências ao binário de gênero. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 131–139, 2019. DOI: 10.14295/de.v6i2.8537. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8537. Acesso em: 16 maio. 2023. pt_BR
dc.identifier.other E-ISSN 2358-8853
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10985
dc.description Revista Diversidade e Educação, v. 6, n. 2, p. 131-139, Jul./Dez. 2018. pt_BR
dc.description.abstract Esse trabalho emerge a partir de reflexões de duas pesquisas de doutorado em Educação que buscam pensar as questões relacionadas à transgressão ao binário gênero (feminino/masculino) em um diálogo com as filosofias da diferença. Como metodologia para as pesquisas nós utilizamos a produção de narrativas com pessoas que intentam essa transgressão. Nosso objetivo artigo é refletir, a partir das narrativas, sobre políticas de resistência que podem funcionar como máquina de guerra na tentativa de redução da precariedade dessas vidas. Assim, construímos um diálogo para pensar a diferença e invenção de si como um espaço-tempo educativo. pt_BR
dc.description.abstract Este trabajo emerge a partir de reflexiones de dos investigaciones de doctorado en educación que buscan pensar las cuestiones relacionadas con la transgresión al binario género (femenino / masculino) en un diálogo con las filosofías de la diferencia. Como metodología para las investigaciones utilizamos la producción de narrativas con personas que intentan esa transgresión. Nuestro objetivo es reflejar, a partir de las narrativas, sobre políticas de resistencia que pueden funcionar como máquina de guerra en el intento de reducir la precariedad de esas vidas. Así, construimos un diálogo para pensar la diferencia e invención de sí como un espacio-tiempo educativo. pt_BR
dc.description.abstract This work emerges from the reflections of two doctoral researches in education that seek to think the issues related to the transgression of gender binary (feminine / masculine) in a dialogue with the philosophies of difference. As a methodology for research, we use the production of narratives with people who attempt this transgression. Our objective is to reflect, from the narratives, on policies of resistance that can function as a war machine in an attempt to reduce the precariousness of these lives. Thus, we construct a dialogue to think the difference and invention of itself as an educational space-time. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal do Rio Grande - FURG pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Não-binaridade de gênero pt_BR
dc.subject Invenção pt_BR
dc.subject Resistência pt_BR
dc.subject Narrativa de si pt_BR
dc.subject No binaridad de género pt_BR
dc.subject Narrativa de sí pt_BR
dc.subject Invención pt_BR
dc.subject Resistencia pt_BR
dc.subject Non-binarity of gender pt_BR
dc.subject Narrative of itself pt_BR
dc.subject Invention pt_BR
dc.subject Resistance pt_BR
dc.title Riscar e confundir e morrer de rir: produzindo terrorismos nas resistências ao binário de gênero pt_BR
dc.title.alternative Borrar y confundir y morir de rir: producir terrorismos en las resistencias al binario de género pt_BR
dc.title.alternative Scratch and confuse and laugh: producing terrorisms in resistance to gender binary pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi 10.14295/de.v6i2.8537 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record