Abstract:
Esse trabalho emerge a partir de reflexões de duas pesquisas de doutorado em Educação
que buscam pensar as questões relacionadas à transgressão ao binário gênero
(feminino/masculino) em um diálogo com as filosofias da diferença. Como metodologia
para as pesquisas nós utilizamos a produção de narrativas com pessoas que intentam
essa transgressão. Nosso objetivo artigo é refletir, a partir das narrativas, sobre políticas
de resistência que podem funcionar como máquina de guerra na tentativa de redução da
precariedade dessas vidas. Assim, construímos um diálogo para pensar a diferença e
invenção de si como um espaço-tempo educativo.
Este trabajo emerge a partir de reflexiones de dos investigaciones de doctorado en
educación que buscan pensar las cuestiones relacionadas con la transgresión al binario
género (femenino / masculino) en un diálogo con las filosofías de la diferencia. Como
metodología para las investigaciones utilizamos la producción de narrativas con
personas que intentan esa transgresión. Nuestro objetivo es reflejar, a partir de las
narrativas, sobre políticas de resistencia que pueden funcionar como máquina de guerra en el intento de reducir la precariedad de esas vidas. Así, construimos un diálogo para
pensar la diferencia e invención de sí como un espacio-tiempo educativo.
This work emerges from the reflections of two doctoral researches in education that
seek to think the issues related to the transgression of gender binary (feminine /
masculine) in a dialogue with the philosophies of difference. As a methodology for
research, we use the production of narratives with people who attempt this
transgression. Our objective is to reflect, from the narratives, on policies of resistance
that can function as a war machine in an attempt to reduce the precariousness of these
lives. Thus, we construct a dialogue to think the difference and invention of itself as an
educational space-time.
Description:
Revista Diversidade e Educação, v. 6, n. 2, p. 131-139, Jul./Dez. 2018.