Riscar e confundir e morrer de rir: produzindo terrorismos nas resistências ao binário de gênero

Reis, Neilton dos; Leal, Leandro; Castro, Roney Polato de

Abstract:

 
Esse trabalho emerge a partir de reflexões de duas pesquisas de doutorado em Educação que buscam pensar as questões relacionadas à transgressão ao binário gênero (feminino/masculino) em um diálogo com as filosofias da diferença. Como metodologia para as pesquisas nós utilizamos a produção de narrativas com pessoas que intentam essa transgressão. Nosso objetivo artigo é refletir, a partir das narrativas, sobre políticas de resistência que podem funcionar como máquina de guerra na tentativa de redução da precariedade dessas vidas. Assim, construímos um diálogo para pensar a diferença e invenção de si como um espaço-tempo educativo.
 
Este trabajo emerge a partir de reflexiones de dos investigaciones de doctorado en educación que buscan pensar las cuestiones relacionadas con la transgresión al binario género (femenino / masculino) en un diálogo con las filosofías de la diferencia. Como metodología para las investigaciones utilizamos la producción de narrativas con personas que intentan esa transgresión. Nuestro objetivo es reflejar, a partir de las narrativas, sobre políticas de resistencia que pueden funcionar como máquina de guerra en el intento de reducir la precariedad de esas vidas. Así, construimos un diálogo para pensar la diferencia e invención de sí como un espacio-tiempo educativo.
 
This work emerges from the reflections of two doctoral researches in education that seek to think the issues related to the transgression of gender binary (feminine / masculine) in a dialogue with the philosophies of difference. As a methodology for research, we use the production of narratives with people who attempt this transgression. Our objective is to reflect, from the narratives, on policies of resistance that can function as a war machine in an attempt to reduce the precariousness of these lives. Thus, we construct a dialogue to think the difference and invention of itself as an educational space-time.
 

Description:

Revista Diversidade e Educação, v. 6, n. 2, p. 131-139, Jul./Dez. 2018.

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos