Abstract:
Entendendo que os Terreiros de Quimbanda como espaços educativos, esta pesquisa
aponta resultados de análises de seis visitas a dois Centros Espíritas de Quimbanda do
município do Rio Grande, Rio Grande do Sul. O objetivo geral é discutir os modos
como são passados ensinamentos sobre as mitologias e movimentos de exus e
pombagiras nos terreiros visitados. Os dados foram registrados em diários de campo,
escritos ao longo de três visitas em cada local durante o ano de 2017. Referente às
análises, os ensinamentos são passados pela oralidade, além disso, é possível dizer que
as pessoas esperam por comportamentos específicos dos(as) médiuns, por possuírem
algum conhecimento sobre as entidades e isso reflete nos fazeres, na execução dos
gestos e das danças de chegada, tanto de exus, quanto de pombagiras. Por fim, em
relação aos ensinamentos os pais ou mães de santo recorrem às mitologias que
envolvem os exus e pombagiras.
Entender que el cementado Quimbanda como espacios educativos, esta investigación
apunta análisis resultados de seis visitas a dos centros espiritistas de Quimbanda ciudad
de Rio Grande, Rio Grande do Sul. El objetivo general es analizar las formas en que se
pasan las enseñanzas en las mitologías y los movimientos de exus y pombagiras en las
terrazas. Los datos fueron registrados en diarios de campo escrito en el transcurso de
tres visitas en cada localización durante el año de 2017. Para el análisis, las enseñanzas
se pasan por la oralidad, además, es posible decir lo que gente espera comportamientos
específicos de los medios, por tener alguno conocimiento de las entidades y esto se
refleja en la realización, en la ejecución de los gestos y los bailes de su llegada, ambos de exus, a partir de pombagiras. Finalmente, en relación con las enseñanzas los padres o
madres de Santo recurren a la mitología que los exus y pombagiras.
Understanding that the cemented Quimbanda as educational spaces, this research points
analysis results of six visits to two centers Spiritualists of Quimbanda city of Rio
Grande, Rio Grande do Sul. The general objective is to discuss the ways in which are
passed teachings on the mythologies and movements of exus and pombagiras on the
terraces. The data were recorded in field journals written over the course of three visits
in each location during the year of 2017. For the analyses, the teachings are passed by
orality, moreover, it is possible to say what people expect for specific behaviors of the
mediums, by having some knowledge of the entities and this reflects in the making, in
the execution of the gestures and the dances of arrival, both of exus, as of pombagiras.
Finally, in relation to the teachings or Holy mothers parents resort to mythology
involving the exus and pombagiras.
Description:
Revista Diversidade e Educação, v. 6, n. 2, p. 140-151, Jul./Dez. 2018.