Show simple item record

dc.contributor.author Rodrigues, Walace
dc.contributor.author Sousa, Jane Guimarães
dc.contributor.author Andrade, Karylleila dos Santos
dc.date.accessioned 2023-05-17T23:03:19Z
dc.date.available 2023-05-17T23:03:19Z
dc.date.issued 2018-12
dc.identifier.citation RODRIGUES, W.; SOUSA, J. G.; ANDRADE, K. dos S. Saberes tradicionais quilombolas na escola: o uso do lindô nas aulas de português. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 167–176, 2019. DOI: 10.14295/de.v6i2.8456. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8456. Acesso em: 16 maio. 2023. pt_BR
dc.identifier.other E-ISSN 2358-8853
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10987
dc.description Revista Diversidade e Educação, v. 6, n. 2, p. 167-176, Jul./Dez. 2018. pt_BR
dc.description.abstract Este artigo tem por objetivo discutir e refletir a importância das cantigas de Lindô como fator contribuinte para a valorização cultural do Quilombo Cocalinho. A pesquisa para esse artigo foi qualitativa, partindo de nossa vivência com a referida comunidade, e de cunho bibliográfico. Os resultados mostram que se o Lindô for levado para a sala de aula contribuirá de forma efetiva para valorização cultural, fortalecimento da identidade do sujeito, da autoestima e pode contribuir para o processo de leitura, interpretação e análise linguística nas aulas de língua portuguesa. pt_BR
dc.description.abstract Este artículo tiene por objetivo discutir y pensar sobre la importancia de las cantigas Lindô como factor contribuyente para la valorización cultural del Quilombo Cocalinho. La investigación para ese artículo fue cualitativa, partiendo de nuestra vivencia con la referida comunidad, y de cuño bibliográfico. Los resultados muestran que el Lindô se puede llevar a las clases escolares para contribuir eficazmente con el desarrollo cultural, el fortalecimiento de la identidad del sujeto, la autoestima y puede contribuir con el proceso de lectura, interpretación y análisis lingüístico en las clases de lengua portuguesa. pt_BR
dc.description.abstract This paper aims to discuss and to reflect on the importance of Lindô's songs as a contributing factor for the cultural value of Quilombo Cocalinho. The research for this paper was qualitative, based on our visits to the community, and of bibliographical nature. The results show that if Lindô is taken into the classroom it will contribute effectively to cultural appreciation, strengthening of the subject's identity, to impove self-esteem and it can contribute to the process of reading, interpretation and linguistic analysis in Portuguese language classes. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal do Rio Grande - FURG pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Diversidade pt_BR
dc.subject Lindô pt_BR
dc.subject Quilombo Cocalinho pt_BR
dc.subject Diversidad pt_BR
dc.subject Lindo pt_BR
dc.subject Diversity pt_BR
dc.title Saberes tradicionais quilombolas na escola: o uso do lindô nas aulas de português pt_BR
dc.title.alternative Conocimiento tradicional quilombolas en la escuela: uso del lindô en clases de portugués pt_BR
dc.title.alternative Traditional quilombolas' knowledge at school: the use of lindô in portuguese classes pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi 10.14295/de.v6i2.8456 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record