Abstract:
Este artigo tem como foco o relato de experiência de uma DCG (Disciplina
Complementar de Graduação) oferecida no Curso de Pedagogia Diurno, sendo
aberta a toda comunidade estudantil da Universidade Federal de Santa
Maria/RS. A temática de Gênero ainda não faz parte do currículo da Pedagogia
e de poucas licenciaturas. No entanto, o tema está presente no dia a dia da
Universidade e no cotidiano das Escolas da Educação Básica. Por conta disso,
oferecer uma disciplina que possibilite a reflexão deste tema em diálogo com a
educação tem se mostrado um espaço rico de estudos, de conhecimentos e de
novas práticas. A intenção, aqui, é partilhar esta experiência prática no
contexto de graduação a partir da narrativa desta atividade educativa em
diálogo com a teoria feminista. Também dialogamos com Marie-Christine
Josso e Jorge Larrossa em relação ao conceito de experiência. A DCG é
ofertada todos os semestres, portanto é uma experiência em andamento, mas
que já tem uma história para contar.
Este artículo tiene como foco el relato de experiencia de una DCG (Disciplina
Complementaria de Pregrado, sigla em Portugués) ofrecida en el Curso de Pedagogía
diurno, siendo abierta a toda la comunidad estudiantil de la Universidad Federal de
Santa María/RS. La temática de Género aún no es parte del currículo de la Pedagogía y
de pocas licenciaturas. Sin embargo, el tema está presente en el día a día de la
Universidad y en el cotidiano de las Escuelas de la Educación Básica. Por eso, ofrecer
una disciplina que posibilite la reflexión de este tema en diálogo con la educación se ha
mostrado un espacio rico de estudios, de conocimientos y de nuevas prácticas. La
intención, aquí, es compartir esta experiencia práctica en el contexto de pregrado a
partir de la narrativa de esta actividad educativa en diálogo con la teoría feminista. Para
esto, trago el concepto de experiência de Marie-Christine Josso y Jorge Larrossa. La
DCG se ofrece todos los semestres, por lo tanto es una experiencia em progresso, pero
que ya tiene una historia para contar.
This article focuses on the experience of a DCG (Complementary Course of Graduation,
acronym in Portuguese) offered to Pedagogy degree, being open to the entire student
community of the Federal University of Santa Maria/RS. Gender studies are not yet part
of the Pedagogy curriculum and of other degrees focused in teacher formation.
However, the theme is present in the daily life of the University and of the Basic
Education schools. For this reason, offering a course that allows reflecting this topic
with education has been a rich experience for study, develop knowledge and discuss
new practices. The intention is to share this practical experience in the context of
undergraduate programs from the narrative of this educational practice allied with
feminist theory. Also, a dialogue about the concept of experience is made with MarieChristine Josso and Jorge Larrossa. The DCG is offered every semester, so it is an
ongoing experiment, but it already has a story to tell.
Description:
Revista Diversidade e Educação, v. 7, n. 1, p. 277-284, Jan/Jun. 2019.