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dc.contributor.author Ferreira, Gisele Martins
dc.contributor.author Silva, Andréia Alves Correa da
dc.contributor.author Amaral, Angélica do Nascimento
dc.date.accessioned 2023-05-20T02:48:37Z
dc.date.available 2023-05-20T02:48:37Z
dc.date.issued 2019-01
dc.identifier.citation FERREIRA, G. M.; SILVA, A. A. C. da.; AMARAL, A. do N. (Des)construção do sexismo através de música e literatura. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 196–201, 2019. DOI: 10.14295/de.v6i2.8476. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8476. Acesso em: 16 maio. 2023. pt_BR
dc.identifier.other E-ISSN 2358-8853
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10994
dc.description Revista Diversidade e Educação, v. 6, n. 2, p. 196-201, Jul./Dez. 2018. pt_BR
dc.description.abstract Devido a grande diferença social dos gêneros, as pessoas do sexo feminino são submetidas a diversos preconceitos baseados na supremacia masculina. O objetivo do presente trabalho é apresentar uma metodologia de problematização do tema com base em uma vivência escolar satisfatória. O tema foi discutido através de músicas populares, com letras misóginas, biografias de personalidades femininas de impacto no seu tempo e textos da literatura de diversos gêneros. Posteriormente, a percepção das/os educandas/os foi exposta por meio de charges e poemas. Concluiu-se que a problematização do sexismo através de abordagens cotidianas auxilia na percepção do silenciamento feminino. pt_BR
dc.description.abstract Debido a la gran diferencia social de los géneros, las personas del sexo femenino son sometidas a diversos prejuicios basados en la supremacía masculina. El objetivo del presente trabajo es presentar una metodología de problematización del tema con base en una vivencia escolar satisfactoria. El tema fue discutido a través de canciones populares, con letras misóginas, biografías de personalidades femeninas de impacto en su tiempo y textos de la literatura de diversos géneros. Posteriormente, la percepción de los educandos fue expuesta por medio de caricaturas y poemas. Se concluyó que la problematización del sexismo a través de enfoques cotidianos auxilia en la percepción del silenciamiento femenino. pt_BR
dc.description.abstract Due to the great social difference of the genders, the female sex people are submitted to diverse prejudices based on the masculine supremacy. The objective of the present work is to present a methodology of problematization of the theme based on a satisfactory school experience. The theme was discussed through popular songs, with misogynistic lyrics, biographies of female personalities of impact in their time and texts of the literature of diverse genres. Subsequently, the students' perception was exposed through cartoons and poems. It was concluded that the problematization of sexism through everyday approaches helps in the perception of female silencing. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal do Rio Grande - FURG pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Educação em sexualidade pt_BR
dc.subject Sexismo pt_BR
dc.subject Contos de fadas pt_BR
dc.subject Educación en Sexualidad pt_BR
dc.subject Cuentos de hadas pt_BR
dc.subject Education in sexuality pt_BR
dc.subject Fairy tale pt_BR
dc.subject Sexism pt_BR
dc.title (Des)construção do sexismo através de música e literatura pt_BR
dc.title.alternative (Des)construcción del sexismo a través de la música y literatura pt_BR
dc.title.alternative Declining sexism through music and literature pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi 10.14295/de.v6i2.8476 pt_BR


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