(Des)construção do sexismo através de música e literatura

Ferreira, Gisele Martins; Silva, Andréia Alves Correa da; Amaral, Angélica do Nascimento

Abstract:

 
Devido a grande diferença social dos gêneros, as pessoas do sexo feminino são submetidas a diversos preconceitos baseados na supremacia masculina. O objetivo do presente trabalho é apresentar uma metodologia de problematização do tema com base em uma vivência escolar satisfatória. O tema foi discutido através de músicas populares, com letras misóginas, biografias de personalidades femininas de impacto no seu tempo e textos da literatura de diversos gêneros. Posteriormente, a percepção das/os educandas/os foi exposta por meio de charges e poemas. Concluiu-se que a problematização do sexismo através de abordagens cotidianas auxilia na percepção do silenciamento feminino.
 
Debido a la gran diferencia social de los géneros, las personas del sexo femenino son sometidas a diversos prejuicios basados en la supremacía masculina. El objetivo del presente trabajo es presentar una metodología de problematización del tema con base en una vivencia escolar satisfactoria. El tema fue discutido a través de canciones populares, con letras misóginas, biografías de personalidades femeninas de impacto en su tiempo y textos de la literatura de diversos géneros. Posteriormente, la percepción de los educandos fue expuesta por medio de caricaturas y poemas. Se concluyó que la problematización del sexismo a través de enfoques cotidianos auxilia en la percepción del silenciamiento femenino.
 
Due to the great social difference of the genders, the female sex people are submitted to diverse prejudices based on the masculine supremacy. The objective of the present work is to present a methodology of problematization of the theme based on a satisfactory school experience. The theme was discussed through popular songs, with misogynistic lyrics, biographies of female personalities of impact in their time and texts of the literature of diverse genres. Subsequently, the students' perception was exposed through cartoons and poems. It was concluded that the problematization of sexism through everyday approaches helps in the perception of female silencing.
 

Description:

Revista Diversidade e Educação, v. 6, n. 2, p. 196-201, Jul./Dez. 2018.

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos