Abstract:
Devido a grande diferença social dos gêneros, as pessoas do sexo feminino são
submetidas a diversos preconceitos baseados na supremacia masculina. O objetivo do
presente trabalho é apresentar uma metodologia de problematização do tema com base
em uma vivência escolar satisfatória. O tema foi discutido através de músicas populares,
com letras misóginas, biografias de personalidades femininas de impacto no seu tempo
e textos da literatura de diversos gêneros. Posteriormente, a percepção das/os
educandas/os foi exposta por meio de charges e poemas. Concluiu-se que a
problematização do sexismo através de abordagens cotidianas auxilia na percepção do
silenciamento feminino.
Debido a la gran diferencia social de los géneros, las personas del sexo femenino son
sometidas a diversos prejuicios basados en la supremacía masculina. El objetivo del
presente trabajo es presentar una metodología de problematización del tema con base en
una vivencia escolar satisfactoria. El tema fue discutido a través de canciones populares,
con letras misóginas, biografías de personalidades femeninas de impacto en su tiempo y
textos de la literatura de diversos géneros. Posteriormente, la percepción de los
educandos fue expuesta por medio de caricaturas y poemas. Se concluyó que la
problematización del sexismo a través de enfoques cotidianos auxilia en la percepción
del silenciamiento femenino.
Due to the great social difference of the genders, the female sex people are submitted to
diverse prejudices based on the masculine supremacy. The objective of the present work
is to present a methodology of problematization of the theme based on a satisfactory
school experience. The theme was discussed through popular songs, with misogynistic
lyrics, biographies of female personalities of impact in their time and texts of the
literature of diverse genres. Subsequently, the students' perception was exposed through
cartoons and poems. It was concluded that the problematization of sexism through
everyday approaches helps in the perception of female silencing.
Description:
Revista Diversidade e Educação, v. 6, n. 2, p. 196-201, Jul./Dez. 2018.