Show simple item record

dc.contributor.author Martins, Kátia Batista
dc.contributor.author Ribeiro, Cláudia Maria
dc.date.accessioned 2023-05-20T02:53:53Z
dc.date.available 2023-05-20T02:53:53Z
dc.date.issued 2018-12
dc.identifier.citation MARTINS, K. B.; RIBEIRO, C. M. Processos educativos com foco nos brincares, nas sexualidades e nas relações de gênero em uma brinquedoteca no Sul de Minas Gerais. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 207–216, 2019. DOI: 10.14295/de.v6i2.8494. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8494. Acesso em: 16 maio. 2023. pt_BR
dc.identifier.other E-ISSN 2358-8853
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10996
dc.description Revista Diversidade e Educação, v. 6, n. 2, p. 207-216, Jul./Dez. 2018. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo é um recorte da pesquisa de mestrado, que investigou os processos educativos desencadeados numa brinquedoteca, com foco nas relações de gênero e sexualidades imbricadas nos brincares. Pautada na pesquisa qualitativa em educação e na análise da empiria, construiu-se as ferramentas investigativas ancoradas nos estudos pós-estruturalistas. Investigou-se a realidade de uma brinquedoteca no sul de Minas Gerais, que atende crianças de 2 à 7 anos. O recorte analisa os questionários respondidos pelas educadoras sobre os temas em pauta. Concebemos a construção de gênero, como enfatiza Scott, e o discurso sobre a sexualidade, cunhado por Foucault, social, histórica e culturalmente. São questões sociais e políticas que devem ser discutidas nos espaços educativos, imbricadas nos brincares como espaço de diálogo e de novas possibilidades de ser e de estar no mundo. Verificamos como os processos educativos analisados, adotam práticas advindas de um currículo conservador, numa perspectiva que carrega marcas de controle e disciplinamento dos corpos. pt_BR
dc.description.abstract Este estudio es un recorte de la investigación de una maestría, que investigó los procesos educativos desencadenados en una juguetería, centrándose en las relaciones de género y sexualidades imbricadas en los juegos. Pautada en la investigación cualitativa en educación y en el análisis de la empírea, se construyeron las herramientas investigativas ancladas en los estudios post estructurales. Se investigó la realidad de una juguetería en el sur de Minas Gerais, que atiende a niños de 2 a 7 años. El recorte analiza los cuestionarios respondidos por las educadoras sobre los temas en pauta. Concebimos la construcción de género, como enfatiza Scott, y el discurso sobre la sexualidad, acuñado por Foucault, social, histórica y culturalmente. Son cuestiones sociales y políticas que deben ser discutidas en los espacios educativos, imbricadas en los juegos como espacio de diálogo y de nuevas posibilidades de ser y de estar en el mundo. Verificamos cómo los procesos educativos analizados, adoptan prácticas derivadas de un currículo tradicional, en una perspectiva que lleva marcas de control de los cuerpos. pt_BR
dc.description.abstract This study is part of a master's degree research, which investigated the educational processes triggered in a toy library, focusing on gender relations and sexualities intertwined in the toys. Guided by a qualitative research in education and also in an empirical analysis, the analyzes were based on post-structuralist studies. The survey occurred in a toy library in the south of Minas Gerais, with children from 2 to 7 years old. The questionnaires answered by teachers about the topics on the agenda were analyzed. We conceive the gender construction as Scott emphasizes, and the discourse on sexuality, socially, historically, and culturally coined by Foucault. These are social and political issues that should be discussed in educational spaces, imbricated in the games, as spaces for dialogue and for new possibilities of existing in the world. It was seen how the analyzed educational processes adopt practices that come from a traditional curriculum, in a perspective that carries traces of body control. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal do Rio Grande - FURG pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Brinquedoteca pt_BR
dc.subject Brincares pt_BR
dc.subject Educação para as sexualidades pt_BR
dc.subject Relações de gênero pt_BR
dc.subject Juguetes pt_BR
dc.subject Jugaderas pt_BR
dc.subject Educación para las sexualidades pt_BR
dc.subject Relaciones de género pt_BR
dc.subject Toy library pt_BR
dc.subject Play pt_BR
dc.subject Education for sexualities pt_BR
dc.subject Gender relations pt_BR
dc.title Processos educativos com foco nos brincares, nas sexualidades e nas relações de gênero em uma brinquedoteca no sul de Minas Gerais pt_BR
dc.title.alternative Procedimientos educativos con foco en las jugaderas, en las sexualidades y en las relaciones de género en una jugueteria en el sur de Minas Gerais pt_BR
dc.title.alternative Educational processes focusing on play, sexuality and gender relations in a toy library in southern Minas Gerais pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi 10.14295/de.v6i2.8494 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record