Processos educativos com foco nos brincares, nas sexualidades e nas relações de gênero em uma brinquedoteca no sul de Minas Gerais

Martins, Kátia Batista; Ribeiro, Cláudia Maria

Abstract:

 
Este estudo é um recorte da pesquisa de mestrado, que investigou os processos educativos desencadeados numa brinquedoteca, com foco nas relações de gênero e sexualidades imbricadas nos brincares. Pautada na pesquisa qualitativa em educação e na análise da empiria, construiu-se as ferramentas investigativas ancoradas nos estudos pós-estruturalistas. Investigou-se a realidade de uma brinquedoteca no sul de Minas Gerais, que atende crianças de 2 à 7 anos. O recorte analisa os questionários respondidos pelas educadoras sobre os temas em pauta. Concebemos a construção de gênero, como enfatiza Scott, e o discurso sobre a sexualidade, cunhado por Foucault, social, histórica e culturalmente. São questões sociais e políticas que devem ser discutidas nos espaços educativos, imbricadas nos brincares como espaço de diálogo e de novas possibilidades de ser e de estar no mundo. Verificamos como os processos educativos analisados, adotam práticas advindas de um currículo conservador, numa perspectiva que carrega marcas de controle e disciplinamento dos corpos.
 
Este estudio es un recorte de la investigación de una maestría, que investigó los procesos educativos desencadenados en una juguetería, centrándose en las relaciones de género y sexualidades imbricadas en los juegos. Pautada en la investigación cualitativa en educación y en el análisis de la empírea, se construyeron las herramientas investigativas ancladas en los estudios post estructurales. Se investigó la realidad de una juguetería en el sur de Minas Gerais, que atiende a niños de 2 a 7 años. El recorte analiza los cuestionarios respondidos por las educadoras sobre los temas en pauta. Concebimos la construcción de género, como enfatiza Scott, y el discurso sobre la sexualidad, acuñado por Foucault, social, histórica y culturalmente. Son cuestiones sociales y políticas que deben ser discutidas en los espacios educativos, imbricadas en los juegos como espacio de diálogo y de nuevas posibilidades de ser y de estar en el mundo. Verificamos cómo los procesos educativos analizados, adoptan prácticas derivadas de un currículo tradicional, en una perspectiva que lleva marcas de control de los cuerpos.
 
This study is part of a master's degree research, which investigated the educational processes triggered in a toy library, focusing on gender relations and sexualities intertwined in the toys. Guided by a qualitative research in education and also in an empirical analysis, the analyzes were based on post-structuralist studies. The survey occurred in a toy library in the south of Minas Gerais, with children from 2 to 7 years old. The questionnaires answered by teachers about the topics on the agenda were analyzed. We conceive the gender construction as Scott emphasizes, and the discourse on sexuality, socially, historically, and culturally coined by Foucault. These are social and political issues that should be discussed in educational spaces, imbricated in the games, as spaces for dialogue and for new possibilities of existing in the world. It was seen how the analyzed educational processes adopt practices that come from a traditional curriculum, in a perspective that carries traces of body control.
 

Description:

Revista Diversidade e Educação, v. 6, n. 2, p. 207-216, Jul./Dez. 2018.

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