Abstract:
Este artigo analisa a concepção de alunas e alunos a respeito da temática “gênero e
família”, segundo um processo de didatização, em quatro etapas, realizado numa Escola
de Referência em Ensino Médio, Recife-PE, envolvendo 15 participantes de uma turma
do segundo ano. A pesquisa, de natureza exploratória, com abordagem qualitativa e
revisão teórica dos conceitos de gênero, família e didatização, durou um ano (2016-
2017). Família e escola têm fundamental importância na formação de seus integrantes,
sendo responsáveis também pela reprodução das desigualdades sociais, principalmente
as de gênero, num campo de confrontação de valores. Conforme o processo de
didatização, constatou-se que as concepções de gênero e família não estão circunscritas
apenas aos valores atribuídos à família nuclear, isto é, pai-mãe-filhos. Registrou-se uma
diversidade de representações das experiências de família e relações de gênero que
auxiliou os participantes da pesquisa a relativizar suas próprias experiências sociais.
Este artículo analiza la concepción de estudiantes acerca de la temática "género y
familia", según un proceso de didactización, en cuatro etapas, realizado en una Escuela
de Enseñanza Media, Recife-PE, Brasil, involucrando a 15 participantes de una clase
del según año. La investigación, de naturaleza exploratoria, con carácter cualitativo y
revisión teórica de los conceptos de género, familia y didactización, duró un año (2016-
2017). La familia y la escuela poseen importancia fundamental en la formación de sus
integrantes, siendo responsables también por la reproducción de las desigualdades
sociales, principalmente las de género, en un campo de confrontación de valores. Se constató que las concepciones de género y familia no están circunscritas solamente a los
valores atribuidos a la familia nuclear. Se registró una diversidad de representaciones de
las experiencias de familia y relaciones de género que auxilió a los participantes de la
investigación a relativizar sus experiencias sociales.
This article analyzes the students’s conceptions about “gender and family” throughout a
teaching process, divided in four stages, did in a Reference High School, Recife-PE,
Brazil, involving 15 participants from a senior class. It’s an exploratory research with
qualitative approach and theoretical review of the gender, family and teaching process’s
concept, lasted one year (2016-2017). Family and school have fundamental importance
to its participants’s formation. Both are responsible for the social inequalities
reproduction, principally for the gender, in a dispute field of values. It was noticed that
gender and family’s conception are not just circumscribed to the values attributed to the
nuclear family, that is, father-mother-children. It was registered a diversity of
representations of the family’s experiences and gender relationship that helped the
research’s participants to put theirs own social experiences into perspective.