Show simple item record

dc.contributor.author Zacarias, Alexandre
dc.contributor.author Oliveira, Elizabete Maria de
dc.date.accessioned 2023-05-20T02:56:05Z
dc.date.available 2023-05-20T02:56:05Z
dc.date.issued 2018-12
dc.identifier.citation ZARIAS, A.; OLIVEIRA, E. M. de. Processos de didatização: noções de família e desigualdades de gênero para estudantes do Ensino Médio. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 217–231, 2019. DOI: 10.14295/de.v6i2.8259. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8259. Acesso em: 16 maio. 2023. pt_BR
dc.identifier.other E-ISSN 2358-8853
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10997
dc.description Revista Diversidade e Educação, v. 6, n. 2, p. 217-231, Jul./Dez. 2018. pt_BR
dc.description.abstract Este artigo analisa a concepção de alunas e alunos a respeito da temática “gênero e família”, segundo um processo de didatização, em quatro etapas, realizado numa Escola de Referência em Ensino Médio, Recife-PE, envolvendo 15 participantes de uma turma do segundo ano. A pesquisa, de natureza exploratória, com abordagem qualitativa e revisão teórica dos conceitos de gênero, família e didatização, durou um ano (2016- 2017). Família e escola têm fundamental importância na formação de seus integrantes, sendo responsáveis também pela reprodução das desigualdades sociais, principalmente as de gênero, num campo de confrontação de valores. Conforme o processo de didatização, constatou-se que as concepções de gênero e família não estão circunscritas apenas aos valores atribuídos à família nuclear, isto é, pai-mãe-filhos. Registrou-se uma diversidade de representações das experiências de família e relações de gênero que auxiliou os participantes da pesquisa a relativizar suas próprias experiências sociais. pt_BR
dc.description.abstract Este artículo analiza la concepción de estudiantes acerca de la temática "género y familia", según un proceso de didactización, en cuatro etapas, realizado en una Escuela de Enseñanza Media, Recife-PE, Brasil, involucrando a 15 participantes de una clase del según año. La investigación, de naturaleza exploratoria, con carácter cualitativo y revisión teórica de los conceptos de género, familia y didactización, duró un año (2016- 2017). La familia y la escuela poseen importancia fundamental en la formación de sus integrantes, siendo responsables también por la reproducción de las desigualdades sociales, principalmente las de género, en un campo de confrontación de valores. Se constató que las concepciones de género y familia no están circunscritas solamente a los valores atribuidos a la familia nuclear. Se registró una diversidad de representaciones de las experiencias de familia y relaciones de género que auxilió a los participantes de la investigación a relativizar sus experiencias sociales. pt_BR
dc.description.abstract This article analyzes the students’s conceptions about “gender and family” throughout a teaching process, divided in four stages, did in a Reference High School, Recife-PE, Brazil, involving 15 participants from a senior class. It’s an exploratory research with qualitative approach and theoretical review of the gender, family and teaching process’s concept, lasted one year (2016-2017). Family and school have fundamental importance to its participants’s formation. Both are responsible for the social inequalities reproduction, principally for the gender, in a dispute field of values. It was noticed that gender and family’s conception are not just circumscribed to the values attributed to the nuclear family, that is, father-mother-children. It was registered a diversity of representations of the family’s experiences and gender relationship that helped the research’s participants to put theirs own social experiences into perspective. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal do Rio Grande - FURG pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Didatização pt_BR
dc.subject Família pt_BR
dc.subject Gênero pt_BR
dc.subject Ensino Médio pt_BR
dc.subject Didactización pt_BR
dc.subject Género pt_BR
dc.subject Enseñanza Media pt_BR
dc.subject Teaching process pt_BR
dc.subject Family pt_BR
dc.subject Gender pt_BR
dc.subject High School pt_BR
dc.title Processos de didatização: noções de família e desigualdades de gênero para estudantes do Ensino Médio pt_BR
dc.title.alternative Proceso de didactización: nociones de familia y desigualdades de genero para estudiantes de la Enseñanza Media pt_BR
dc.title.alternative Teaching process: notions of family and gender inequalities to High School students pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi 10.14295/de.v6i2.8259 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record