Show simple item record

dc.contributor.author Silveira, Natália Prestes
dc.date.accessioned 2023-05-20T02:57:24Z
dc.date.available 2023-05-20T02:57:24Z
dc.date.issued 2019-01
dc.identifier.citation SILVEIRA, N. P. Pedagogias de gênero presentes nos jogos do site da boneca Barbie. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 232–236, 2019. DOI: 10.14295/de.v6i2.8407. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8407. Acesso em: 16 maio. 2023. pt_BR
dc.identifier.other E-ISSN 2358-8853
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10998
dc.description Revista Diversidade e Educação, v. 6, n. 2, p. 232-236, Jul./Dez. 2018. pt_BR
dc.description.abstract Vemos que a internet tem feito, cada vez mais, parte do cotidiano de crianças e jovens, atuando na sua educação. Diante disso, o site da Barbie constitui um dos muitos sites de entretenimento disponíveis para esse público. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo analisar as pedagogias de gênero e sexualidade presentes nos jogos do site da boneca Barbie, além de perceber como são apresentadas as feminilidades nesses ambientes. Para a análise dos jogos, foram utilizadas ferramentas dos Estudos Culturais, considerando o site um artefato cultural que educa os sujeitos. Dessa forma, percebemos que os jogos são endereçados somente às meninas, demarcando os lugares sociais que elas devem ocupar, além de reforçarem as práticas de embelezamento e cuidado como o modo de ser menina e mulher. pt_BR
dc.description.abstract Vemos que la Internet ha hecho, cada vez más, parte del cotidiano de niños y jóvenes, actuando en su educación. Por eso, el sitio de Barbie constituye uno de los muchos sitios de entretenimiento disponibles para este público. Siendo así, el presente trabajo tiene como objetivo analizar las pedagogías de género y sexualidad presentes en los juegos del sitio de la muñeca Barbie, además de percibir cómo se presentan las feminidades en esos ambientes. Para el análisis de los juegos, se utilizaron herramientas de los Estudios Culturales, considerando el sitio un artefacto cultural que educa a los sujetos. De esta forma, percibimos que los juegos son dirigidos solamente a las niñas, demarcando los lugares sociales que deben ocupar, además de reforzar las prácticas de embellecimiento y cuidado como el modo de ser niña y mujer. pt_BR
dc.description.abstract We see that the internet has made, more and more, part of the daily life of children and young people, acting in their education. Given that, the site of Barbie is one of the many entertainment sites available to this audience. Therefore, the present work has as objective to analyze the pedagogies of gender and sexuality present in the games of the Barbie doll site, in addition to perceiving how femininities are presented in these environments. For the analysis of the games, cultural studies tools were used, considering the site a cultural artifact that educates the subjects. In this way, we realize that games are addressed only to girls, demarcating the social places they must occupy, besides reinforcing the practices of embellishment and care as the way of being girl and woman. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal do Rio Grande - FURG pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Pedagogias Culturais pt_BR
dc.subject Pedagogías culturales pt_BR
dc.subject Gênero pt_BR
dc.subject Géneros pt_BR
dc.subject Sexualidades pt_BR
dc.subject Sexualidad pt_BR
dc.subject Site da Barbie pt_BR
dc.subject Sitio da Barbie pt_BR
dc.subject Cultural Pedagogies pt_BR
dc.subject Gender pt_BR
dc.subject Sexuality pt_BR
dc.subject Barbie's website pt_BR
dc.title Pedagogias de gênero presentes nos jogos do site da boneca Barbie pt_BR
dc.title.alternative Pedagogias de género presentes en los juegos del sitio de boneca Barbie pt_BR
dc.title.alternative Gender pedagogies present at the Barbie doll site games pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi 10.14295/de.v6i2.8407 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record